Enólogo da Quinta da Freiria, Arcozelo, Ponte de Lima
Manuel Jorge de Sousa Pinto nasceu a 23 de Julho de 1966, na Freguesia de Mouriz, Concelho de Paredes, Distrito do Porto.
Licenciado em Enologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (1992).
Na universidade, foi dirigente associativo, representante da licenciatura em enologia no conselho pedagógico, membro do Senado universitário, em representação dos alunos, e igualmente representante dos alunos no conselho administrativo da Universidade.
Distinguido com o Prémio Edmundo Sá, pelo Rotary Club de Vila Nova de Gaia, atribuído ao melhor aluno universitário em enologia.
Efectuou uma Pós Graduação em Engenharia da Qualidade promovida pela Faculdade de Engenharia do Porto e Instituto Electrotécnico Português. (1996).
Foi colaborador da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, exercendo a docência da disciplina de Engenharia Enológica e Indústrias Subsidiárias.
Foi colaborador da AESBUC (Universidade Católica), na E.T.G.I.
Foi membro como júri em mais de três dezenas de concursos nacionais e internacionais de vinhos.
Formador e palestrante em variadíssimos cursos e encontros.
Membro da Junta de recurso da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.
Foi membro do Conselho geral da Comissão de viticultura da Região dos Vinhos Verdes.
Escansão Mor da Confraria dos Vinhos Verdes, durante 6 anos.
Membro da LASVIN, Liga dos Amigos da Saúde e do Vinho.
Membro da Confraria das Tripas à Moda do Porto.
Consultor nas áreas de enologia e viticultura, nas Regiões Demarcadas dos Vinhos Verdes, Douro e Dão, Távora-Varosa e Alentejo, em diversas Adegas Cooperativas, produtores-engarrafadores e Viticultores.
Empresário na área da vitivinicultura, onde além da consultoria, efectua a prestação de serviços, filtração, engarrafamento, rotulagem, etc., tendo possibilitado a produção de espumantes, nas adegas dos viticultores através de uma unidade de espumantização móvel.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões