Fernando Moura

 

Fernando Moura

 Enólogo na Adega Cooperativa de Ponte de Lima

 

 

Fernando Lemos Gonçalves de Moura nasceu em Mondim de Basto, em 1 de Abril de 1952.

Filho de pai vitivinicultor, cedo se interessou pela agricultura, em particular pela vitivinicultura. Ingressou, em 1975, no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, concluindo o curso de Engenharia Agronómica em 1980.

Entre outros cargos exercidos, foi responsável pelo sector de Assistência Técnica (vinho e aguardentes) da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), bem como membro da Câmara de Provadores e chefe do departamento de Assistência Técnica e Formação da mesma instituição. Mais tarde, foi responsável técnico dos Laboratórios de Análise de Vinhos, chefe da divisão de Enologia da Direcção dos Serviços Vitivinícolas e responsável pelo sector de enologia na Estação Experimental de Vitivinicultura e Fruticultura na Direcção Regional Agrícola Entre Douro e Minho (DRAEDM), pertencente ao Ministério da Agricultura.

Realizou estágios e cursos de formação em diversas entidades e instituições, no País e no estrangeiro.

Ministrou diversos cursos de formação nas áreas de viticultura, enologia e cursos de provas, promovidos pelo Ministério da Agricultura e outras entidades nas diferentes regiões vitivinícolas.

Participou em vários concursos e provas de vinhos, desempenhando funções de jurado, em especial na região dos Vinhos Verdes.

Actualmente, desempenha funções como Consultor de Enologia em diversas adegas e produtores engarrafadores.

Obteve, nos diversos produtores engarrafadores e nas adegas a quem presta consultadoria, medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas a nível nacional e internacional.

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões