O Teatro Diogo Bernardes funciona como um espaço de serviço público de cultura, com programação regular nas mais variadas áreas, destacando-se o teatro, a música e a dança.
O projecto do edifício foi encomendado em 1893 ao Arquitecto António Adelino de Magalhães Moutinho, iniciando-se as obras no ano seguinte. A inauguração ocorreu em 19 de Setembro de 1896, com o impulso de um grupo de Limianos liderados por João Rodrigues de Morais.
Conheceu dias piores nos anos 80 do século XX, situação que levou à sua aquisição por parte do Município de Ponte de Lima, para uma intervenção de recuperação e restauro, onde houve o cuidado de manter toda a estrutura inicial, com arquitectura à italiana.
A reinauguração ocorreu em 1999.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões