A Livraria alfarrabista ler.com.gosto®, o primeiro espaço alfarrabista em Ponte Lima, para além de se dedicar ao comércio do livro antigo, tem ainda como objetivos primordiais promover a cultura na nossa antiquíssima e formosa Vila, objetivos esses que se concretizam na realização de tertúlias temáticas, feiras do livro e edição ou reedição de autores ou assuntos de temática limiana.
Assim, na prossecução dos objetivos a que nos propusemos na data da nossa abertura, a 3 de Março de 2013, fizemos com a colaboração de amigos uma singela homenagem ao mui ilustre limiano Amândio de Sousa Vieira, pelos seus 30 anos de fotografia.
Seguiram-se algumas tertúlias de várias temáticas, assim como uma reedição de 100 exemplares, em fac-simile, da já raríssima obra do Conselheiro António de Magalhães, Figuras Illustres, dada à estampa pela primeira e única vez já lá vai um século, e ainda uma edição conjunta da obra O integralismo Lusitano e a Contribuição de Xavier Cordeiro.
O projecto da Livraria Alfarrabista ler.com.gosto, gerido por Conceição Norberto, com formação académica na área da história e museologia, teve início em Junho 2011, com a apresentação do 1.º catálogo (antes da abertura do espaço físico).
Utilizando as novas tecnologias para se dar a conhecer, foram apresentados 44 catálogos até Março de 2017, podendo o último ser consultado em:
https://drive.google.com/file/d/0BzHwaiTwM8pnSXo3b3BEZzdaMVE/view?usp=sharing
As encomendas podem ser efectuadas:
Podem ser ainda obtidas informações em primeira mão sobre todas as novidades, em http://www.facebook.com/pages/livrarialercomgosto/190385551013892?sk=wall
Horário de abertura do Espaço ler.com.gosto:
Neste espaço poderá encontrar novos títulos, novos temas e um local privilegiado de intimidade com os livros.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões