Academia de Música Fernandes Fão

 

Academia de Música Fernandes Fão


 

Idealizada em Agosto de 1988, a Academia de Música Fernandes Fão (AMFF) funciona desde o ano letivo 1988/1989.

Com escritura pública celebrada no Cartório Notarial de Caminha em 3 de maio de 1989, após o processo de reconhecimento tido a 15 de Outubro de 1988, a AMFF tem vindo a corresponder aos objetivos a que se propôs, detendo, atualmente, autonomia pedagógica, lecionando, em regime articulado e supletivo, os cursos básicos de música e secundário de música, no enquadramento do ensino artístico especializado, para além das iniciações musicais e cursos livres.

Os 28 anos de funcionamento da AMFF concedem-lhe já uma implantação e reconhecimento nacionais. Tem-se constituído como uma instituição cultural com mérito reconhecido, sobretudo com a qualidade dos alunos que tem formado, atestada pelas dezenas de prémios que os mesmos têm obtido em Concursos Nacionais e Internacionais, pelas master classes que organiza e pelos currículos relevantes dos músicos que as orientam, sendo frequentadas por alunos oriundos de todo o país e de todos os níveis de ensino, incluindo o ensino superior. Destacam-se no seu projeto e ação o Concurso Ibérico de Piano, que organiza anualmente e que conta com a participação de centenas de crianças e jovens de Portugal, Espanha e Itália, ao longo das onze edições, o Concurso Nacional de Sopros, com três edições, e, finalmente, pelo papel cultural dinamizador da região, promovendo músicos e compositores portugueses e estrangeiros contemporâneos e abordando diferentes tipos de Música e de Artes.

A AMFF acolhe alunos dos Concelhos de Caminha, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira e de Melgaço. A origem e vasta distribuição geográfica dos alunos da AMFF implicam uma enorme mobilização de recursos humanos e materiais, conseguida pelo esforço e dedicação de todos os colaboradores.

A limitação do número de alunos ao ensino vocacional da música, imposta pelo Ministério da Educação, a partir do ano letivo de 2013-2014, implicou uma redução da ação da instituição nos concelhos de Vila Nova de Cerveira, Valença e Melgaço. No entanto, é objetivo da AMFF lutar pela alteração desta situação, altamente discricionária e penalizadora para estes concelhos.

A criação do Pólo de Caminha, em edifício próprio cedido pela Câmara Municipal de Caminha, através de protocolo, é uma realidade desde setembro de 2013, bem como a adaptação de instalações em Vila Nova de Cerveira e Melgaço, somadas ao protocolo de colaboração com o município de Ponte de Lima, garantindo o Pólo da AMFF nesta vila.

 

Oferta Formativa da Academia de Música Fernandes Fão

 Instrumentos

  • Acordeão
  • Contrabaixo
  • Guitarra
  • Percussão
  • Trombone
  • Viola D’Arco
  • Canto
  • Fagote
  • Oboé
  • Saxofone
  • Trompete
  • Violino
  • Clarinete
  • Flauta Transversal
  • Piano
  • Trompa
  • Tuba
  • Violoncelo

Música para Todos (dos 3 aos 6 anos)

Projeto que favorece o contacto precoce com o ensino e aprendizagem da música, contribuindo para o equilíbrio emocional das crianças, a estimulação cognitiva e o aprofundamento das relações interpessoais, com reflexos nas mais variadas interacções sociais e escolares, presentes e futuras.

Iniciação Musical (dos 6 aos 10 anos)

Disciplinas a frequentar: Instrumento, Classe de Conjunto e Iniciação Musical.

A frequência das classes de Iniciação Musical da Academia de Música Fernandes favorece o desenvolvimento das aptidões musicais dos alunos, contribuindo para a melhoria dos seus níveis de atenção e de concentração, bem como para o desenvolvimento de competências académicas e aquisição de metodologias de trabalho com benefícios nas mais variadas interacções sociais e no desempenho escolar.

Curso Básico de Música | Regime Articulado e Regime Supletivo

Dirigido a alunos do Ensino Básico, dos 5.º ao 9.º ano de escolaridade, equivalente aos 1.º a 5.º graus da formação do ensino artístico especializado da música.

Curso Secundário de Música | Regime Articulado e Regime Supletivo

Dirigido a alunos do Ensino Básico, dos 10.º ao 12.º anos de escolaridade, equivalente aos 6.º a 8.º graus da formação do ensino artístico especializado da música.

Curso Secundário de Canto | Regime Articulado e Regime Supletivo

Dirigido a alunos do Ensino Básico, dos 10.º ao 12.º anos de escolaridade, equivalente aos 6.º a 8.º graus da formação do ensino artístico especializado da música.

Cursos Livres

 

Contactos em Ponte de Lima

 

Rua do Sobral, 299

4990-106 Ponte de Lima

 

Telef. 258 751 700

Telem. 961 729 501

E-mail: poloplima@academiafernandesfao.pt

 

Para saber mais sobre a Academia de Música Fernandes Fão clique AQUI

 

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões