Fernando da Costa Pereira
A Escola Desportiva Limiana (EDL) foi fundada a 2 de Janeiro de 1987 por um grupo de cidadãos do concelho, cujo objectivo foi responder às solicitações da juventude Limiana e precaver situações desviantes no comportamento da mesma.
A EDL tem como finalidade promover o desenvolvimento cultural, desportivo e recreativo da comunidade Limiana, contribuindo, em conjunto com outras entidades, para um melhor desempenho dos nossos atletas.
A EDL iniciou a sua actividade com as seguintes modalidades desportivas: basquetebol, ginástica, ténis de mesa e voleibol. Mais tarde criou-se a modalidade de canoagem, xadrez, natação, andebol, futsal e atletismo.
Com o desenrolar do tempo, fruto de diversas reestruturações, motivadas por questões de funcionalidade e níveis de adesão, a EDL tem ao dispor as seguintes modalidades:
A EDL foi galardoada com as seguintes distinções:
Resultados, de destaque, obtidos na Natação:
Resultados, de destaque, obtidos no Basquetebol:
São atletas femininos de referência a Rita Barros e a Elsa Lima, que fizeram parte da Selecção Nacional, a primeira na categoria de Cadetes e a segunda na de Juniores.
O atleta masculino de referência é Miguel Maria, tendo já representado diversos clubes europeus.
A EDL tem atualmente cerca de 400 praticantes.
Todas as atividades são desenvolvidas em instalações municipais ou noutras, através de protocolos.
A EDL integra a Comissão de Protecção de Menores em Risco de Ponte de Lima e é parceira no Projecto de Prevenção Primária das Toxicodependências de Ponte de Lima.
A EDL tem também a vertente social, pois integra diversos utentes com necessidades especiais.
Corpos Sociais
MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
DIREÇÃO
CONSELHO FISCAL
Coordenadores Técnicos:
Sócios fundadores:
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões