Uma Escola de Campeões
A canoagem deu-se a conhecer à vila de Ponte de Lima, com a criação, no final da década de 80 de uma secção na Escola Desportiva Limiana (EDL) dedicada a esta modalidade. Em 1990 esta secção que contava já com o Hélio Lucas, como responsável, fazia-se já representar em todas as provas nacionais.
Em 1991, fruto da necessidade de ter uma estrutura dedicada à canoagem, que percebesse o espaço e as especificidades desta, foi fundado, a 21 de agosto de 1991, o Clube Náutico de Ponte de Lima, tendo este, em 1992, no primeiro ano de participação nos campeonatos nacionais, alcançado o 8.º lugar por Clubes e levado ao pódio 8 campeões nacionais nas diversas categorias.
Nos primeiros anos de existência, o Clube Náutico funcionou nas velhas instalações do Ciclo Preparatório, na Rua do Arrabalde, sem as condições mínimas de segurança e conforto necessárias. Ainda assim, trabalhando em condições muito difíceis, o Clube Náutico conseguiu, entre 1992 e 1997, sagrar 40 campeões nacionais, levando ao estatuto de alta competição e às seleções nacionais diversos atletas.
Em 1998, o Clube Náutico alcançou o tão merecido sonho de ter instalações condignas para atividade que desenvolvida, tendo deslocado a sua atividade para o novo Centro Náutico construído pelo Município de Ponte de Lima. Estas novas instalações permitiram, por um lado, atrair mais jovens limianos, quer para a prática da modalidade em regime de competição, quer nos programas de férias desportivas então criados. Permitiram também o início de uma atividade que hoje se mostra como essencial para a existência e funcionamento desta instituição que é o turismo náutico.
Em 2004, o Professor Hélio Lucas elaborou um projeto - propondo o seu destacamento como professor para o levar a cabo atividades de iniciação à canoagem -, em que delineou um programa de trabalho, junto do Clube Náutico com os jovens alunos dos agrupamentos escolares do concelho. O Ministério da Educação considerou o projeto válido e útil para a formação dos jovens limianos, tendo autorizado o mencionado destacamento.
A partir desse ano, o professor pôde dedicar os seus dias a trabalhar em prol dos jovens limianos, seja na condição de alunos dos agrupamentos escolares, seja na de atletas. Este trabalho, desempenhado com o saber e dedicação que hoje são reconhecidos ao Professor Hélio Lucas, permitiu que em 2007 o Clube se sagrasse pela primeira vez na sua história Campeão Nacional de Clubes de Canoagem.
Naturalmente que não foi por arte de magia, que esse feito foi alcançado. De facto, desde 2004 que temos testemunhado o trabalho que o Professor Hélio Lucas tem feito junto dos jovens alunos, quer no âmbito do desporto escolar, quer no âmbito do leccionamento da canoagem em contexto curricular. Com toda a sua capacidade de cativar os jovens e ser o seu orientador, muitos destes acabaram, naturalmente por se inscreverem no Clube e engrossarem o número de atletas que praticavam canoagem em Ponte de Lima. Com o aumento do número de atletas, e com a qualidade do treino que o Professor preparava, os resultados não tardaram em aparecer.
Em 2016, ano em que cumpriu o seu 25.º aniversário, o Clube Náutico sagrou-se decacampeão Nacional de Clubes, cumprindo o seu décimo ano consecutivo como campeão. Este resultado é fruto da história que já escrevemos, mas de muito mais. De facto, um dos grandes segredos do sucesso do Clube Náutico de Ponte de Lima, é a humildade e a capacidade de trabalho com que se encaram todos os projetos. Este Clube não começa a época a pensar em ser campeão mas sim a pensar como pode, ao fim de cinco ou dez anos, ter mais e melhores atletas. E isto obriga a um trabalho muito mais profundo, muito mais pensado e mais sustentado, mas garante também que as metas alcançadas sejam mais sólidas e consistentes. Também a convivência sã, num ambiente com regras e respeito, mas também com amizade e solidariedade, permitem um contexto, quer para os atletas quer para os treinadores muito favorável aos desígnios do Clube. Muitas pessoas, que relatam a admiração pelo ambiente salutar de amizade e entreajuda que se “respira” no Clube, estão a testemunhar outro dos segredos de sucesso do Clube, que é o gosto com que todos os intervenientes no projeto desempenham as suas funções. Todos, desde o mais jovem atleta até ao mais velho dos treinadores desempenham as suas funções com a paixão e dedicação que permite aos homens construir as grandes obras.
Os sucessos do Clube têm, também sido reconhecidos, ao longo dos anos, por inúmeras entidades. Diversos atletas e o próprio professor Hélio Lucas já foram agraciados com inúmeras condecorações de mérito, atribuídas por entidades como o Município de Ponte de Lima (Medalha de Mérito Municipal), Prémios “O Minhoto” com várias distinções individuais e coletivas, O Instituto do Desporto de Portugal, tanto a nível nacional como através da sua delegação regional do Norte, o Comité Olímpico e a Confederação do Desporto de Portugal, ao Fernando Pimenta, ao Nuno Barros, ao Samuel Amorim, ao Rui Lacerda, ao João Amorim, ao Luciano Gonçalves, e como referido anteriormente, ao Professor Hélio Lucas.
Esse reconhecimento, em particular pelo projeto e trabalho do Professor Hélio Lucas, é comprovado pelos inúmeros convites que já recebeu e aceitou para ser palestrante, por parte de entidades, sejam Clubes, organizações diversas ou Municípios, que pretendem compreender e replicar o sucesso do Clube Náutico.
O Clube tem também contado com bons colaboradores que tem contribuído para o seu sucesso. A liderar a equipa de treinadores está, como já escrevi, o professor Hélio Lucas, que para além das suas já testemunhadas qualidade como homem de trabalho, e de paixão, é também o melhor treinador de canoagem de Portugal e um dos melhores (senão o melhor) do mundo. Poderá parecer um exagero da nossa parte, mas não o é. Para o confirmar basta atentar aos resultados alcançados pelo clube ou pelos atletas do Clube, em representação das cores nacionais: títulos mundiais, europeus, medalha olímpica, num total de mais de 50 medalhas conquistadas nas três maiores competições do Mundo. Podíamos escrever mais algumas páginas de resultados desportivos surpreendentes e ainda assim não esgotava os exemplos de excelência resultantes do trabalho do Professor Hélio Lucas.
O Clube é uma instituição aberta à sociedade e que procura nesta o suporte para a sua existência. Para além da ligação natural aos atletas e às suas famílias, o Clube tem procurado conquistar o apoio de diversas entidades externas, tendo resultado em algumas parcerias de excelência. Em primeiro lugar, destacamos o trabalho feito em prol do Clube pelo Município de Ponte de Lima, que de uma forma sóbria tem sabido olhar os problemas desta organização e trabalhado no sentido de nos apoiar na sua resolução. Referimos também a parceria que o Clube tem com os agrupamentos escolares do concelho, em especial o Agrupamento Escolar de Arcozelo que acompanha este projeto desde 2004 e, mais recentemente, o Agrupamento de Escolas António Feijó, que integrou a canoagem no âmbito das atividades de enriquecimento curricular. Por outro lado, o Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima está a fazer um excelente trabalho no campo do desporto escolar, com resultados de grande visibilidade. No que às entidades privadas diz respeito, são muitas as que tem sabido apoiar o clube na medida das suas capacidades. São sobretudo empresários do concelho que estão presentes quando o Clube mais necessita.
O Clube desenvolve no seu dia-a-dia inúmeras atividades. Apesar de centrar os seus maiores esforços na preparação dos atletas da competição, o Clube dedica muita atenção aos alunos das escolas do concelho, implementando aulas de canoagem, no âmbito do seu plano curricular. Também, no âmbito do desporto escolar é dado um forte contributo à educação, com o trabalho de captação e formação dos jovens. No calendário do Clube Náutico cabem ainda, diversas atividades de interação com a comunidade, que passam por atividades com os idosos dos lares do concelho, ou com os jovens albergados nos lares da Santa Casa da Misericórdia, ou indicados pela Comissão de Proteção das Crianças e Jovens, e ainda com ações pedagógicas e ambientais de limpeza do Rio Lima. Como forma de dar a conhecer a modalidade aos mais jovens e aos seus pais, o Clube organiza todos os anos, na época de verão, as “Férias Desportivas” que se destinam a permitir aos jovens limianos umas férias divertidas, com acesso a inúmeros jogos e desportos, com principal destaque para a canoagem. O Clube tem também uma vertente lúdica com as valências de turismo de que dispõe, desenvolvendo, a par da atividade desportiva e como suporte à sua sustentabilidade financeira, atividades de turismo aventura, que vão desde os trajetos organizado no Rio Lima, passando pelos passeios livres de Caiaque, até aos passeios de bicicleta e os percursos pedestres.
Todo este trabalho, todas estas características distintivas desta organização permitiram alcançar sucessos desportivos, dificilmente comparáveis a qualquer outro Clube Nacional de modalidades amadoras. Para além da condição de decacampeão já mencionada, há ainda que escrever sobre os cerca de cinquenta campeonatos, das diversas valências da modalidade, que já venceu, ou o número de atletas das seleções nacionais da modalidade, que todos os anos ultrapassam a dezena.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões