A Escola Superior Agrária (ESA) é uma das Unidades Orgânicas integrantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), criada em 1985 através do Decreto do Governo n.º 46/85 de 22 de Novembro.
Aliada a uma forte carga histórica, transportada pela importância cultural e arquitectónica das suas instalações, excelentemente recuperadas pelo Arquiteto Fernando Távora, a ESA apresenta: uma jovem, qualificada e dinâmica equipa de docentes com uma grande diversidade de competências; meios laboratoriais e informáticos que permitem desenvolver projetos de ensino, I&D e apoio à comunidade.
A ESA-IPVC é um centro de formação humana, cultural, científica e técnica de nível superior, à qual cabe ministrar a preparação para o exercício de atividades profissionais altamente qualificadas e promover o desenvolvimento da região em que se insere, sendo suas atribuições:
– a realização de cursos conducentes à obtenção, nos termos da lei, do grau de licenciatura e de mestrado;
– a realização de cursos de especialização tecnológica (Cets) e outros cursos de pequena duração, creditáveis com certificados ou diplomas adequados;
– a organização ou cooperação em atividades de extensão educativa, cultural e técnica;
– a realização de trabalhos de investigação aplicada e de desenvolvimento experimental;
– a organização ou cooperação na organização de cursos de formação profissional relacionados com os seus domínios de atividade, não diretamente enquadrados no sistema escolar;
– o estabelecimento de acordos, convénios e protocolos de cooperação com organismos públicos ou privados, nacionais, estrangeiros ou internacionais, nos termos dos estatutos do IPVC.
Localizada na freguesia de Refoios, concelho de Ponte de Lima, num espaço de rara beleza paisagista e de forte carga histórica, transportada pela importância cultural e arquitectónica das suas instalações, é a única Escola Superior Agrária inserida no subsistema de ensino superior politécnico da Região Agrária de Entre Douro e Minho.
As instalações respondem às exigências do ensino superior e incluem: os laboratórios, um centro de documentação, salas de aula, auditório equipado com meios audiovisuais e tradução simultânea, residência de estudantes, recintos e estruturas desportivas e equipamentos de engenharia.
Podem destacar-se os recursos informáticos, a disponibilidade e a facilidade de acessos às novas tecnologias de informação e comunicação.
A escola possui ainda uma biblioteca, salas de estudo, reprografia, cantina e bar.
A exploração agrícola integra diversas infra-estruturas e uma riqueza de património natural e edificado, que permitem desenvolver actividades de carácter técnico-científico e recreativo.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões