Universidade Aberta

 

Universidade Aberta




Ana Catarina Lima



A Universidade Aberta (UAb), fundada em 1988, é a única instituição de ensino superior público vocacionada para o ensino a distância.

 Pioneira no ensino superior a distância em Portugal, a UAb tem promovido ações relacionadas com a formação superior e a formação contínua, assumindo como missão fundamental formar estudantes que, por várias razões, não puderam, no seu tempo próprio, encetar ou prosseguir estudos universitários.

Por outro lado, a UAb procura corresponder às expectativas de quantos, tendo eventualmente obtido formação superior, desejam reconvertê-la ou atualizá-la, o que significa que, por vocação, tenta ir ao encontro das expectativas de um público adulto, com experiência de vida e normalmente já empenhado no exercício de uma profissão.

Para ingressar na UAb, é necessário ter mais de 21 anos de idade (ou 18 anos e estatuto de trabalhador-estudante desde os 16 anos) e realizar provas de acesso (presenciais). Deste modo, a UAb desenvolve a sua atividade, em particular, para uma população adulta. O aluno-tipo da UAb é o adulto que, por norma, interrompeu o seu processo de estudos regular e retoma a formação como meio de valorização pessoal e profissional, estando o papel da Universidade na abertura acompanhamento e apoio aos diferentes momentos e necessidades de aprendizagem e de construção de conhecimento ao longo da vida.

Neste sentido, a oferta pedagógica da UAb assenta numa formação superior ao nível da licenciatura, da pós-graduação, do mestrado, do doutoramento em diversas áreas da especialidade e na formação da Aprendizagem ao longo da vida (oferta pedagógica da UAb em www.uab.pt).

 

Centro Local de Aprendizagem da UAb em Ponte de Lima

Os Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta (CLA) são estruturas locais de apoio aos estudantes residentes nas áreas geográficas, onde se situam e resultam de uma parceria entre a Universidade Aberta e os Municípios, ao longo do país.

Em Ponte de Lima, a parceria com o Município de Ponte de Lima, estabelecida em 2008, permitiu que a população académica, e não só, tivesse acesso a uma oferta pedagógica, a nível superior, mais diversificada e a iniciativas de caráter cultural, social e científico, nomeadamente a realização de seminários, congressos, palestras e conferências sobre diversas áreas temáticas.

Até à data, o CLA de Ponte de Lima, para além de ser responsável pela realização do Serviço de Provas presenciais e do apoio aos estudantes da UAb, realizou e apoiou dezenas de atividades de cariz cultural, social e científico na vila de Ponte de Lima, em diversas áreas temáticas, nomeadamente nas áreas da educação, da cidadania, da literacia digital, ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento local, das expressões artísticas, de e-learning, entre outras. Além disso, a Coordenação do CLA encontra-se responsável pela realização e promoção de projetos de investigação na região, através da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO)

- http://umielo.uab.pt/

e da Rede de Observatórios para a Literacia e Inclusão Digital (Rede ObLID

http://www.contemcom.org/index.php?option=com_content&view=article&id=46&Itemid=53).

A presença do CLA, na vila de Ponte de Lima, assume-se como um meio de formação, dinamização e desenvolvimento, valorizando e enriquecendo os recursos humanos do concelho.

 

Página do CLA no Portal da UAB:

http://www.uab.pt/web/guest/organizacao/servicos/servicos-desconcentrados/cla/ponte-de-lima

 

Página do CLA no Facebook:

https://www.facebook.com/CLA-da-UAb-Ponte-de-Lima-1733815903531184/

 

Modos de ingresso na UAb:

http://www.uab.pt/web/guest/estudar-na-uab/candidato/candidaturas

 

 

Atividades mais relevantes do CLA de Ponte de Lima, entre 2009 e 2017:

 

2009

  • Palestra “Uma Conversa sobre Abril”, 28 de abril de 2009, Ponte de Lima
  • 1.º Seminário “Sustentabilidade e Desenvolvimento Local”, 20 de junho de 2009, Ponte de Lima

2010

  • Ciclo de Conferências: “Educação para a Cidadania: Rotas de Intervenção” , 27 de fevereiro de 2010, Ponte de Lima
  • 2.º Seminário sobre Desenvolvimento Local e Sustentabilidade, 15 de maio de 2010, Ponte de Lima

2011

  • Seminário "Cidades, Cidadania e Interculturalidade", 12 de maio de 2011, Viana do Castelo
  • Projeto Artístico Cultural “A Viagem do Artenauta – contadores de histórias e criatividade” – 17 a 22 de outubro de 2011, Ponte de Lima

2012

  • Seminário “Literacia Digital e E-learning – Investigação e Experiências”, 17 abril de 2012, Ponte de Lima
  • Conferência "Novos Cenários e Modelos de Aprendizagem Construtitivas em Plataformas Digitais”, 24 de maio de 2012, Ponte de Lima
  • Exposição “Histórias da Ajudaris 2011”, 01 a 10 de Junho de 2012, Ponte de Lima
  • Tributo Musical e Poético a José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, 3 de novembro de 2012, Ponte de Lima

2013

  • Seminário “Agenda Digital Europeia – As Novas Tecnologias em Ambientes de Ensino e Aprendizagem”, 19 de fevereiro de 2013, Ponte de Lima
  • Mesa Redonda intitulada “Cinema na Educação, Ciência e Cultura”, 4 de maio de 2013, Ponte de Lima
  • Ciclo de Conferências “25 anos de Educação a Distância e e-Learning em Portugal: Investigação e Ensino” - Sentido (s) Emergente (s) das Tecnologias Digitais no Jardim de Infância”, 20 de novembro de 2013, Ponte de Lima
  • Exposição “Histórias da Ajudaris 2012” 17 e 30 de junho de 2013, Ponte de Lima
  • Projeto de Investigação “Mulheres empreendedoras em contextos rurais e a sua relação com as redes sociais: estudo de caso” realizado no âmbito da Rede de Observatórios para a Literacia e Inclusão Digital (Rede ObLID)

2014

  • Palestra “A Mulher na Democracia – as mudanças e os desafios de abril”, 28 de maio de 2014, Ponte de Lima
  • Exposição “Histórias da Ajudaris 2013”, 6 a 13 de novembro 2014, Ponte de Lima
  • Exposição “A Escola do Estado Novo”, 24 de novembro e 12 de dezembro de 2014, Ponte de Lima
  • Conferência “A Educação do Estado Novo”, 28 de novembro de 2014, Ponte de Lima

2015

  • Conferência “Rio Lima: do passado ao presente”, 18 de junho de 2015, Ponte de Lima
  • Projeto de Investigação “Espaços de Acesso à Internet e Inclusão Digital: perspetivas de monitores e coordenadores”, realizado no âmbito da Rede de Observatórios para a Literacia e Inclusão Digital (Rede ObLID)

2016

  • Seminário " A Importância da Biodiversidade: perspetivas e abordagens locais e globais 21 de maio de 2016, Ponte de Lima
  • Palestra “De Ribeira a Darque: os fornos de cal artesanais no vale do Lima", 19 de novembro de 2016, Ponte de Lima
  • Marcha contra a Violência de Género, 24 de novembro 2016, Ponte de Lima

2017

  • Seminário “Cinema, Educação e Tecnologias: possibilidades didáticas”, 14 de janeiro de 2017, Ponte de Lima

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões