Gabinete Terra

 

Gabinete Terra


Serviço de produção, promoção e distribuição de informação relevante do Município de Ponte de Lima

 

 

Susana Zamith

 O Município de Ponte de Lima revela notável grau de preocupação e de dedicação relativamente às questões do desenvolvimento e promoção local, tendo como objectivo primordial promover a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável do concelho.

Para além das suas atribuições e competências, o Município manifesta preocupações ao nível do desenvolvimento e da procura de iniciativas que gerem sinergias que beneficiem e promovam Ponte de Lima.

A competitividade de uma região está associada à sua capacidade de valorizar aquilo que ela tem de específico. A questão fundamental é a de alicerçar o desenvolvimento regional em algo que lhe seja próprio baseado na especialização, e diferenciação. As regiões competitivas são aquelas que têm capacidade de valorizar aspectos que as distingue e as diferencia de outros.

A capacidade competitiva de uma região, depende, portanto, da matriz cultural, da apetência para a inovação, do empreendedorismo, do quadro de valor e da dinâmica que possa existir nela. Assim, pode resumidamente afirmar-se que a importância do Gabinete Terra reside no factor de diferenciação e pioneirismo.

Na sequência do Projecto “Ponte de Lima, Terra Rica da Humanidade”, que o Município de Ponte de Lima desenvolveu com assinalável êxito, foi identificado um conjunto de acções necessárias para o aproveitamento do potencial existente no concelho. O projecto Terra preconiza o aproveitamento das potencialidades e recursos locais, nas suas diversas vertentes, a saber: Terra Eventos, Terra Reabilitar, Terra Investir, Terra Comunicar e Terra Formar. Estas valências integram-se numa perspectiva global de intervenção que privilegia o desenvolvimento sustentável do Concelho.

O projecto Terra pretende dinamizar o leque de marcas/produtos já existentes, explorando novas frentes de intervenção descobrindo outras oportunidades, inovar e estar atento às tendências de cada momento, sem deixar de respeitar os valores da tradição e da cultura que caracterizam Ponte de Lima. Desenvolvendo e promovendo iniciativas conjuntas com os demais actores que atravessam horizontalmente a natural diversidade dos interesses locais, geram-se sinergias de que a todos beneficiam.

Genericamente pode afirmar-se que o Projecto “Terra” tem por objectivo a promoção e dinamização económica favorecendo e criando ambientes inovadores, atraindo o investimento público e privado e valorizando potencial endógeno.

 

Terra Eventos

A aposta em eventos de grande visibilidade externa tem contribuído largamente para a promoção de Ponte de Lima e para o aumento do número de turistas e visitas no concelho com largos benefícios ao nível do desenvolvimento económico principalmente das actividades directamente relacionadas com os sectores do Comércio, Serviços e Turismo.

O Festival Internacional de Jardins é a alavanca de um sistema turístico de Jardins em Ponte de Lima - Touring Cultural e Paisagístico.

O Festival Internacional de Jardins é um evento único na Península Ibérica, é inovador na ideia, no conceito e desenvolvimento. É um evento que combate a sazonalidade (decorre durante dois terços do ano – por razões climatéricas fica apenas excluído o período de Inverno) permitindo um fluxo de turistas nacionais e internacionais durante um período alargado, contribuindo para um calendário anual de eventos temporalmente equilibrado, com todas as vantagens inerentes para região.

 

Terra investir

Reconhecendo a importância de apoio a projectos/ideias que potenciem e valorizem os recursos do concelho e geradores de emprego foram definidas duas medidas de intervenção, direccionadas em função das necessidades dos potenciais promotores, a saber: Terra Finicia e Terra Incubadora.

O Terra FINICIA é um programa gerido pelo IAPMEI, numa óptica de parcerias público-privadas, que visa promover o alargamento da base de acesso a capital e ao crédito, proporcionando às empresas de pequena dimensão recursos essenciais ao desenvolvimento das suas actividades, através de condições de financiamento preferenciais.

O Terra Incubadora tem como objectivo principal incentivar a criação de micro empresas na área da organização e promoção turística do concelho de Ponte de Lima, através da cedência de espaços.

Estas medidas são complementares e visam alavancar o potencial de crescimento dos projectos envolvidos. A estas medidas associa-se o apoio técnico por parte da equipa afecta ao Gabinete Terra.

O Gabinete Terra como dinamizador dos Programas Terra Finicia e Terra Incubadora de Empresas assumiu uma postura pró-activa na prospecção, detecção e estruturação de ideias de negócio. Neste sentido realizou uma acção de divulgação e apoio destinada a todos os empreendedores. O Gabinete Terra disponibiliza a informação e documentação essencial para apoiar os empreendedores interessados em apresentar uma candidatura.

 

Terra Formar

Com o intuito de suprir e complementar a oferta existente, incentiva-se a implementação de Acções de Formação que permitam reforçar as áreas de competências dos profissionais de sectores de actividades relevantes para o desenvolvimento económico do Concelho.

A iniciativa de formação destinada aos profissionais da restauração e bar, efectuada em parceria com a Escola Profissional de Ponte de Lima e o Centro de Formação Profissional foi um sucesso. O Centro de Formação Profissional prolongou os módulos com os interessados.

 

Terra Reabilitar

Projecto que visa a promoção da reabilitação do centro urbano, a supressão de espaços desocupados, e a consequente eliminação dos factores de desertificação do Centro Histórico de Ponte de Lima. Concretamente consiste na concessão de apoio técnico a proprietários/senhorios e ou arrendatários, na reabilitação de imóveis em mau estado de conservação sitos no Centro Histórico de Ponte de Lima e áreas classificadas.

 

Terra Comunicar

 

Pretende ser o elo de ligação e dinamização das actividades e eventos municipais.

Neste âmbito para além da produção, promoção e distribuição de informação relevante da actividade cultural salienta-se a edição do Boletim Municipal e o apoio técnico através da prestação de serviços na área da concepção de design.

Apesar de descritas separadamente as áreas e vertentes de actuação tocam-se e complementam-se nas diversas valências.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões