Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro! é uma nova publicação periódica editada pelo Município de Ponte de Lima, cujo intuito consiste em incentivar a produção de novo conhecimento sobre o concelho de Ponte de Lima, em particular, e a região, em geral, retomando a herança dos Anais de Ponte de Lima, de Miguel Roque dos Reys Lemos, do Almanaque de Ponte de Lima, organizado por ilustres limianos, como António de Magalhães, Conde de Bertiandos, Francisco de Abreu Maia, Padre Araújo Calheiros, Conde de Aurora, João Gomes de Abreu, António Ferreira e António Matos Reis, e do Arquivo de Ponte de Lima, de José Rosa Araújo.
Esta publicação é coordenada pelo Vereador da Câmara Municipal de Ponte de Lima Paulo Barreiro de Sousa, tendo como coordenadora editorial Cristiana Vieira de Freitas e, como responsável pela fotografia, Amândio de Sousa Vieira.
O primeiro número foi apresentado pelo Prof. Doutor Álvaro Campelo, no salão nobre da Câmara Municipal de Ponte de Lima, em 10 de Fevereiro de 2017, que resumiu, de forma exemplar, os artigos dos respectivos autores, tendo o evento contado ainda com um momento musical apresentado pelo violoncelista limiano, Diogo Penha.
Para dar uma maior projecção à produção de conhecimento sobre Ponte de Lima, bem como para chegar a um público mais vasto, para além do suporte tradicional, em papel, a revista está disponível em formato digital, no endereço: http://journal.cm-pontedelima.pt/.
Trata-se de uma das primeiras publicações periódicas de base científica publicadas por um município em formato papel e electrónico, constituindo-se o Município de Ponte de Lima como uma referência na valorização e divulgação do conhecimento científico associado ao território e às suas gentes.
Do primeiro número desta publicação constam os seguintes artigos:
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões