Fevereiro

Fevereiro


 

Dia 1

 

Nasce, em 1842, em S. Miguel de Vizela, Guimarães, o Dr. António Inácio Pereira de Freitas – Médico.

Foi pioneiro na aplicação da dosimetria e da hipnoterapia; Filósofo; Ensaísta; Professor na Escola Municipal Secundária de Ponte de Lima, da qual foi Director; Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima.

Exerceu clínica em Ponte de Lima, sua terra adoptiva, durante 38 anos.

Faleceu na vila de Ponte de Lima, a 7 de Setembro de 1905. (1)

 

Dia 2

 

Morre, em 1960, em Viana do Castelo, Júlio de Lemos – Investigador; Historiógrafo; Jornalista.

Nasceu na vila de Ponte de Lima, a 7 de Setembro de 1878.

 

Dia 3

 

Nasce, em 1860, na vila de Alijó, Inês Queirós (Maria Inês Teixeira de Queirós Coelho de Castro Vilas Boas) – Grande Benemérita Limiana.

Era filha do Dr. José Teixeira de Queirós Botelho Pimentel de Vasconcelos, Desembargador da Relação do Porto, e irmã do Dr. Francisco Xavier Teixeira de Queirós Coelho de Almeida e Vasconcelos, escritor e poeta.

Para além da sua extraordinária cultura, foi uma esmoler em todas as iniciativas associadas à Igreja.

Doou ainda ao Município de Ponte de Lima os terrenos onde vieram a ser edificados o Pavilhão Gimnodesportivo, as Piscinas Municipais e o Quartel da GNR.

Foi distinguida pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima (Rua Inês Queiroz).

Faleceu na Casa do Cruzeiro, em Ponte de Lima, em 1960. (3)

 

Dia 5

 

Nasce, em 1721, na vila de Ponte de Lima, D. Frei José da Expectação (José António de Abreu Maia) – Religioso Beneditino; Lente de Teologia na Universidade de Coimbra; Preso político no tempo do Marquês de Pombal; Escritor.

Faleceu no Mosteiro de Coimbra, em 1806. (1)

 

Dia 8

 

Nasce, em 1900, em Arcozelo, Ponte de Lima, o Dr. Romeu Pimenta (Romeu de Araújo Pimenta) – Professor do Magistério Primário e, depois, do Ensino Secundário; Pedagogo.

Autor de vasta obra didáctica e de literatura infantil; Co-fundador e sócio gerente da Livraria Figueirinhas, do Porto; Político; Republicano convicto.

Foi ainda jornalista, com numerosa colaboração dispersa pela imprensa regional, com destaque para os semanários “Cardeal Saraiva” e “Aurora do Lima”.

Faleceu no Porto, a 10 de Dezembro de 1961. (1)

 

Dia 9

 

Nasce, em 1850, em Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, Sebastião Pereira da Cunha – Poeta da Ribeira Lima.

Dedicou a Ponte de Lima versos de um lirismo encantador como estes:

"Solo de enlevos! A videira abraça / Com terna graça o castanheiro em flor| / Abre-me o seio em que um vergel se apinha, / Ó pátria minha d'encantado amor!".

E também ao Rio Lima, na poesia intitulada "Portuzelo":

"O rio lá está... de manso, / Com a face a reluzir, / Qual vasto espelho... Ó meu Lima / És um sultão a dormir."

Faleceu a 16 de Setembro de 1896.

 

Dia 11

 

Nasce, em 1863, na vila de Ponte de Lima, o Conselheiro Arnaldo Mendes Norton de Matos – Magistrado; Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça; Reitor da Universidade de Coimbra.

Era irmão do notável limiano General Norton de Matos.

Foi distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima (Rua Conselheiro Arnaldo Norton de Matos).

Faleceu em Lisboa, a 17 de Dezembro de 1923. (1)

 

Nasce, em 1880, em S. Faustino, Peso da Régua, o Almirante Tito Augusto de Morais – Militar e Político prestigiado.

Era filho do Agrónomo Manuel Rodrigues de Morais, natural de Ponte de Lima.

Em 20 de Outubro de 1898, ingressou na Escola Naval, como Aspirante da Marinha, tendo progredido na carreira militar até ao posto de Vice-Almirante, a que foi promovido em 30 de Abril de 1937.

Em 4 e 5 de Outubro de 1910, capitaneou o cruzador “São Rafael”, dirigindo todas as operações militares que o navio teve de levar a efeito no rio Tejo até à proclamação da República.

Destacou-se como Deputado às Constituintes de 1911, por Ponte de Lima, como Ministro da Marinha do Ministério de José Relvas e como Governador da Índia.

Pela sua acção para a implantação da República foi promovido por distinção, promoção confirmada pelo Parlamento da República que o proclamou Benemérito da Pátria, tendo sido condecorado com a Medalha dos Sobreviventes da Revolução de 5 de Outubro de 1910.

Recebeu ainda as seguintes distinções: Oficial da Torre Espada; Grã Cruz de Avis; Medalha de Ouro do Comportamento Exemplar; Medalha da Vitória; Medalha de Ouro das Campanhas do Exército Português, com a legenda “No Mar”; Distinguished Service Medal (E. U. A.); Comendador da Legião de Honra (França).

Faleceu em Lisboa, a 13 de Julho de 1963. (5)

 

Dia 12

 

Morre, em 1663, provavelmente em Coimbra, D. José de Cristo – Cónego Regrante de Santo Agostinho e Cronista da sua Congregação.

Nasceu em Bertiandos, Ponte de Lima, em 1594.

 

Nasce, em 1838, em Ponte de Lima, o Dr. António de Magalhães (António de Magalhães Barros de Araújo Queiroz) – Notável Jurisconsulto; Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

Era pai do Conselheiro António de Magalhães.

Empenhou-se no progresso de Ponte de Lima, promovendo a abertura de ruas, estradas e edificação de escolas.

Entre as suas iniciativas destaca-se a criação do “Asylo Dona Maria Pia”, instituição destinada a apoiar os mais desvalidos.

Foi distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma artéria de Ponte de Lima – Largo Dr. António Magalhães, localizado nas imediações da referida instituição.

Faleceu a 19 de Dezembro de 1888. (3)

 

Morre, em 1935, na sua Casa do Outeiro, em Arcozelo, Ponte de Lima, João Gomes de Abreu de Lima – Investigador regionalista, Poeta; Publicista.

Nasceu na Casa de Paço Vedro de Magalhães, em Ponte da Barca, a 26 de Janeiro de 1852.

 

Dia 13

 

Morre, em 1891, em Paris, Manuel José Amoroso Lima – Visconde de Amoroso Lima.

Nasceu na vila de Ponte de Lima, a 30 de Abril de 1823.

 

Morre, em 1975, na vila de Ponte de Lima, José Manuel Dantas de Melo (Micamé) – Artista autodidacta; Fotógrafo.

Nasceu igualmente na vila de Ponte de Lima, a 1 de Julho de 1948.

Saber mais

 

Dia 14

 

Morre, em 1879, em Arcozelo, Ponte de Lima, Jerónimo Xavier Varela – Músico insigne.

Nasceu em Guimarães, em 1807.

 

Morre, em 2013, no Rio de Janeiro, José Maria Leitão Carneiro – Professor e poeta.

Nasceu na freguesia da Correlhã, concelho de Ponte de Lima, a 23 de Março de 1937.

Saber mais

 

Dia 15

 

Nasce, em 1936, em Ponte de Lima, o jogador de futebol Amândio de Lima Lemos, conhecido por Gaio.

Avançado temível, predestinado, fortíssimo pelo seu jogo aéreo, jogou Boavista, pela Académica de Coimbra e pelo Beira-Mar.

Na época de 1961/62, ficou apenas a um golo de ganhar a Bola de Prata, depois de marcar 23 golos no campeonato, pela Académica.

Terminou a sua carreira futebolística aos 31 anos, sendo recordado pelo seu virtuosismo e eficácia goleadora.

Tendo terminado o curso de Agronomia, em Coimbra, enquanto era atleta da Académica, trabalhou na Região Agrária de Aveiro e, mais tarde, na de Viana do Castelo.

Depois do regresso a Ponte de Lima ainda foi técnico nos escalões de formação da Associação Desportiva “Os Limianos”.

Faleceu a 8 de Dezembro de 2013. (2)

 

Dia 17

 

Nasce, em 1868, em Viana do Castelo, João da Rocha (João Loureiro da Rocha) - Escritor, poeta, ensaísta.

António Ferreira proferiu e publicou sobre a sua vida e obra uma longa e encomiástica conferência em 1921: "Elogio Académico de João da Rocha".

 

Morre, em 1928, no Marco de Canaveses, o Dr. Gaspar de Queiroz Ribeiro – Jurista; Advogado; Político; Escritor; Poeta.

Nasceu em Santa Eulália de Seia, a 13 de Dezembro de 1869.

 

Dia 20

 

Nasce, em 1766, em S. Martinho de Salreu, Estarreja, Sebastião Correia de Sá e Meneses – Marquês e Conde de Terena; Visconde de S. Gil de Perre.

Foi o primeiro Senhor da Vila de Bertiandos e administrador do primeiro morgadio de Bertiandos (Ponte de Lima).

Na vigência do Liberalismo, desempenhou diversos cargos políticos, exercendo também as funções de Desembargador da Casa da Suplicação e, de 1841 a 1848, as de Reitor da Universidade de Coimbra, pasta bastante complicada, face à conturbada conjuntura política vivida naquele período.

Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo e eleito Par do Reino.

Foi distinguido com os títulos nobiliárquicos de Visconde de S. Gil de Perre, de Conde de Terena e de Marquês de Terena.

Foi ainda distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu último título nobiliárquico a uma rua de Ponte de Lima (Rua Marquês de Terena).

Faleceu no Porto, a 4 de Julho de 1849. (4)

 

Nasce, em 1851, na vila de Ponte de Lima, Sebastião Sanhudo (Sebastião Sampaio de Sousa Sanhudo) – Caricaturista notável; Autor e Editor de diversas publicações humorísticas; Fundador da Litografia Portuguesa.

Foi um dos maiores representantes do humorismo nortenho.

O seu espírito crítico e irreverente não poupou a sociedade do seu tempo às suas ironias em ilustrações publicadas no jornal “O Sorvete”, do qual foi fundador, proprietário e ilustrador, bem como noutras publicações como “O Pae Paulino”, “O Piparotes”, “Les Lusiades Travesties”, “A Corja”, Portugal Artístico, de Raspão” e o almanaque “O Cosmorama”.

Em 2005, os CTT, numa homenagem aos caricaturistas portugueses de todos os tempos, editaram uma série de onze selos, contendo um deles uma autocaricatura de Sebastião Sanhudo.

Em 2011, para assinalar os 160 anos do seu nascimento, foi distinguido também pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome ao jardim contíguo à marginal do rio Lima e disposto paralelamente ao Passeio 25 de Abril (Jardim Sebastião Sanhudo).

Faleceu a 17 de Agosto de 1901. (4)

 

Dia 24

 

Nasce, em 1767, em Arcozelo, Ponte de Lima, João José Fiúza – Hábil desenhador e calígrafo.

Viveu da sua arte, desenhando, pintando, caligrafando e ensinando o que sabia.

Os seus serviços foram muito solicitados pelos conterrâneos, sobretudo a valorização decorativa de documentos de real valor para as instituições e indivíduos que a ele recorriam.

Os seus desenhos têm o mérito de registar aspectos interessantes de uma região onde a iconografia é geralmente parca e insuficiente.

Faleceu a 14 de Junho de 1843. (1)

 

Morre, em 2010, em Braga, o Dr. Fernando Freitas – Médico.

Nasceu na vila de Ponte de Lima, a 16 de Novembro de 1928.

 

Dia 25

 

Nasce, em 1842, em Coimbra, Amélia Janny, Poetisa.

Era filha do limiano António José Marques Correia Caldeira, nascida fora do casamento, quando este ainda estudava em Coimbra.

Revelou, desde muito cedo, uma inclinação para a escrita de versos, sendo reconhecida por várias gerações académicas.

Participou activamente em serões e tertúlias, festas e cerimónias, álbuns privados e folhetins de imprensa. A sua casa constituía um espaço de tertúlia.

Faleceu na Couraça dos Apóstolos, em Coimbra, onde vivia, a 19 de Março de 1914. (1)

Saber mais

 

Dia 26

 

Morre, em 2017, em Ponte de Lima, Luís Fernandes Torres, Artista Gráfico e Escultor.

Nasceu na vila de Ponte de Lima, a 31 de Dezembro de 1941.

Saber mais

 

Dia 28

 

Nasce, em 1910, na freguesia da Ribeira, concelho de Ponte de Lima, José Lopes Martins – Símbolo da indústria, do comércio e da renovação das instituições de Ponte de Lima.

Com 19 anos de idade, era já industrial e comerciante, tendo dado um novo impulso ao desenvolvimento local.

Para além dos Armazéns Limienses, a sua grande obra, participou numa indústria de serração provida de engenhos hidráulicos e fundou duas fábricas de guarda-chuvas, por onde passou muita gente assalariada de famílias limianas.

Esteve na direcção da Associação dos Comerciantes, Associação de Socorros Mútuos, Caixa de Crédito Agrícola e na Adega Cooperativa, que registou, nesse ciclo económico, importantes desenvolvimentos.

É reconhecida a sua iniciativa, como Provedor da Santa Casa da Misericórdia, ao chamar médicos oncologistas da cidade do Porto para introduzir tratamentos cirúrgicos e de radioterapia contra o cancro no Hospital de Ponte de Lima.

É evocado no filme que Reinaldo Varela realizou sobre Ponte de Lima, em 1963, como um símbolo da indústria, do comércio e da renovação das instituições.

Faleceu em 19 de Março de 1996. (6)

 

Morre, em 1938, a Poetisa Mariana Júlia de Menezes e Vasconcelos.

Nasceu na Quinta do Cruzeiro, em Ponte de Lima, a 4 de Setembro de 1854.

 

 

Notas

(1) Fonte: FIGURAS LIMIANAS, Edição do Município de Ponte de Lima, 2008

(2) Fonte: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 42, de Abril, Maio e Junho de 2015

(3) Fonte: TOPÓNIMOS DA VILA - PONTE DE LIMA; Autor: António Barbosa; Edição do Município de Ponte de Lima, 2016

(4) Fontes: FIGURAS LIMIANAS, Edição do Município de Ponte de Lima, 2008, e TOPÓNIMOS DA VILA - PONTE DE LIMA; Autor: António Barbosa; Edição do Município de Ponte de Lima, 2016

(5) Fonte: O ANUNCIADOR DAS FEIRAS NOVAS n.º 28, do ano de 2011.

(6) Fonte: O ANUNCIADOR DAS FEIRAS NOVAS n.º 27, do ano de 2010.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões