Violinista e Compositor
Violinista e compositor, nascido em Ponte de Lima, Portugal, em 1991, João Silva vem de uma família de músicos amadores, onde muito jovem tem o primeiro contacto com a música.
Depois de aprofundar a aprendizagem musical na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo (EPMVC), no Hot Club de Portugal, em Lisboa, e na Escola Superior de Música de Catalunya (ESMUC), em Barcelona, decide continuar a sua vida artística em Barcelona, Espanha.
Vivendo em Barcelona, colaborou com vários artistas e gravou vários álbuns de composições originais com diversas formações, trabalho que foi apresentado um pouco por toda Europa, em vários festivais de Jazz.
O seu profundo interesse pela música clássica, o jazz, e músicas do mundo leva-o a uma permanente curiosidade e procura de novas sonoridades, fusionando estilos, instrumentos e culturas… esta fusão é claramente presenciada na sua música.
N. E.
João Silva é semifinalista, de entre dezenas de participantes de todo o mundo, do importante concurso mundial para violinistas de jazz Seifert Competition, que se realiza na Polónia, com o objectivo de distinguir o melhor violinista de jazz.
As provas dos 14 semifinalistas estão agendadas para o dia 8 de Julho de 2020, com transmissão via streaming, através da página de facebook do concurso - https://www.facebook.com/SeifertCompetition/
A final, onde será eleito o melhor violinista de jazz, realizar-se-á no dia 10 do mesmo mês de Julho.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões