Beatriz Patrocínio nasceu em 2002, em Ponte de Lima, onde sempre tem vivido.
Em 2012, com 10 anos, ingressou na Academia de Música Fernandes Fão – Pólo de Ponte de Lima, onde estudou violino durante 5 anos, na classe da Professora Tânia Lima, no regime de articulado.
Começou a ter contacto com o canto nas aulas de coro que frequentava em conjunto com as de violino, o que lhe permitiu descobrir o gosto e talento para cantar.
Em 2017, abandona as aulas de violino e ingressa no Curso Secundário de Música, em canto lírico, na classe da professora Marta Santos.
No mesmo ano, junta-se ao Orfeão Limiano a convite do Maestro (e também professor na Academia de Música Fernandes Fão) Nuno Tiago Lima.
Para além dos concertos em que participou desde 2017 com Orfeão Limiano, Beatriz Patrocínio tem actuado em diversos espectáculos, nomeadamente:
– Com a Banda de Música de Ponte de Lima;
– No espectáculo promovido pela Academia de Música Fernandes Fão, no âmbito das comemorações do 30.º aniversário desta Academia, no qual interpretou “Giunse alfin il momento” e “Deh vieni non tardar”, da Ópera “Le Nozze di Figaro”, de Mozart;
– Na ópera infantil “As Palavras na Barriga”, interpretada por alunos da Academia de Música Fernandes Fão;
– No “AMFF in CONCERT”, um espetáculo de música e multimédia que junta em palco cerca de 200 alunos e professores da Academia de Música Fernandes Fão, com coro, orquestra e banda rock. Em cada ano, o “AMFF in CONCERT” traz um novo tema, tendo sido evocado, em 2019, o mítico Festival de Vilar de Mouros.
Trabalhou ainda em algumas masterclasses, nomeadamente com a soprano Isabel Alcobia.
Tem cumprido o ensino secundário desde então e pretende ingressar no ensino superior, em canto lírico.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões