Francisco Maia de Abreu de Lima

 
Ver mais

Francisco Maia de Abreu de Lima


 

Francisco Maia de Abreu de Lima nasceu na Casa do Antepaço, na freguesia de Arcozelo, concelho de Ponte de Lima, a 27 de Maio de 1930, tendo sido o mais novo dos três filhos de Gonçalo de Abreu de Lima e de sua mulher D. Maria Guilhermina de Abreu Pereira Maia.

Frequentou os três primeiros anos de escolaridade na Escola Primária de Ponte de Lima, completando este ciclo já em Coimbra, onde prosseguiu os estudos, primeiro no Liceu D. João III e depois na Faculdade de Direito da respectiva Universidade, onde concluiu a Licenciatura em Direito.

Casou na vila de Ponte de Lima, na Casa da Baldrufa, de seus sogros, a 19 de Setembro de 1959, com Maria Corina Amorim Vieira Lisboa e teve 3 filhos - Gonçalo, Maria Francisca e Rita.

Concluído o período da vida académica, Francisco de Abreu de Lima iniciou a sua actividade profissional como Funcionário Público no início dos Anos 60, na Junta de Colonização Interna, de onde passou para o Ministério das Corporações e Previdência Social para exercer as funções de Secretário do Ministro durante cerca de dez anos, tendo desempenhado ainda no âmbito da Função Pública, entre outras, as seguintes funções:

  • Presidente da Caixa de Previdência dos Transportes Automóveis;
  • Presidente da Caixa de Previdência e Abono de Família dos Jornalistas;
  • Vice-Presidente da Caixa de Previdência e Abono de Família e dos Serviços Médico-Sociais do Distrito de Lisboa;
  • Vice-Presidente da Federação das Caixas de Previdência e Abono de Família;
  • Director Adjunto do Serviço de Reabilitação Profissional;
  • Presidente da Direcção dos Serviços Sociais do ex-Ministério das Corporações e Previdência Social – mais tarde Ministério do Trabalho;
  • Assistente do Sindicato Nacional dos Motoristas do Distrito de Lisboa;
  • Vogal da Comissão Instaladora dos Serviços Sociais do Ministério da Saúde;
  • Secretário-geral do Instituto Superior de Economia.

Depois de uma experiência no sector privado, onde desempenhou as funções de Director Administrativo e de Relações Públicas da SAPEC – Produits et Engrais Chimique du Portugal, foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, mandato que exerceu entre 1986 e 1990.

Seguiram-se os cargos de Presidente do Conselho Directivo do Centro Regional de Segurança Social do distrito de Viana do Castelo e de Presidente da Assembleia Geral da Adega Cooperativa de Ponte de Lima, tendo regressado à autarquia limiana como Vereador, no mandato de 1998 a 2001.

Em Setembro de 2018, Francisco de Abreu de Lima publicou “Narrativas” da minha vida, obra que relata histórias recordando os tempos da sua infância e juventude, da actividade profissional como Funcionário Público, ainda no decurso do antigo regime, e da subsequente actividade, quer ainda no sector público, quer no privado, incluindo as responsabilidades que assumiu na vida política.

O Autor termina a sua obra com uma citação de Sá de Miranda para afirmar, "convictamente", que se considera “Homem de um só parecer, de um só rosto, de uma só Fé, de antes quebrar que torcer”.

 

Para saber mais sobre Francisco de Abreu de Lima, clique AQUI

 

Bibliografia


“Narrativas” da minha vida

Um exercício de memória, que permitiu ao Autor, Francisco de Abreu de Lima, trazer à ribalta um conjunto de situações que marcaram a sua vida familiar, social, profissional e política, descrevendo em texto descontraído, solto, pontualmente animado com um comentário irónico, os quadros da sua vida que mais o marcaram. Descrições onde vivamente transparecem sentimentos como o patriotismo, a lealdade, o afecto, a nostalgia, a desilusão ou a esperança. Mas onde exprime também a sua opinião, onde justifica uma atitude, onde adianta um conselho, onde regista informação pro memoria (ou seja, para memória futura).

O leitor achará, narrativa a narrativa, descrições interessantes e depoimentos ricos de pormenores sobre a história recente da nossa terra e do nosso país. Informação recolhida por quem esteve em cena e conheceu bem os bastidores do palanque – testemunhos vivos de um homem sério, instruído e bem formado.

João Gomes d’Abreu

Este livro pode ser adquirido na
Papelaria KT STORE - Catarina Barros
Rua Mestre João Lopes, n.º 7 (junto ao Largo de Camões)
Ponte de Lima
Telef. 968 432 286


Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões