David Ribeiro de Melo - O Senhor "Foto-Londres"

 

David Ribeiro de Melo - O Senhor "Foto-Londres"


 

Fátima Ribeiro de Melo

 

David Ribeiro de Melo nasceu na freguesia de Calvão, concelho de Vagos, distrito de Aveiro. Faleceu a 8 de Março de 2000, com 68 anos, em Ponte de Lima, vítima de doença prolongada. Era o 6.º de sete irmãos cujos pais eram António Ribeiro e Júlia de Jesus.

Desde cedo tomou contacto com a arte de fotógrafo/retratista, já que o seu pai exercia também essa profissão.

Por volta dos seus vinte anos vem para Ponte de Lima, ao encontro do seu irmão António Ribeiro, que à época tinha uma casa de fotografia no edifício do Sr. Martins, de alcunha “ o chapeleiro”, onde atualmente está instalado o banco BPI. Por cá conhece uma lindíssima rapariga, Angelina Martins de Sousa, natural da freguesia de Calheiros, com quem vem a casar.

Dispostos a organizar a sua vida de casal, abrem uma casa de fotografia em Paredes de Coura, na rua Dr. Albano Barreiros, onde permanecem dois anos.

Já com duas filhas, decidem voltar a Ponte de Lima. Nessa altura adquirem a casa de fotografia de seu irmão António, que resolve partir para Viana do Castelo onde abre a Foto Paris, no Largo João Tomás da Costa, em frente ao café Girassol, vendendo todo o equipamento e recheio da casa de fotografia – FOTO-LONDRES – nessa altura já situada no Largo de S. João, numero trinta.

Por cá completam a sua prole com o nascimento de mais duas meninas.

Aqui em Ponte de Lima, David Ribeiro de Melo desenvolve a sua profissão revelando particular mestria no retrato onde se mostrou exímio na arte de retocar a carvão os negativos (chapas) e colorir com tintas diluídas em água e trabalhadas com algodão e pincel fino de crina de cavalo as fotografias, com grande sensibilidade e sentido estético. Sabendo e reconhecendo-lhe esta arte, vários colegas de profissão do distrito chegavam a deslocar-se ao seu estabelecimento para que os aconselhasse na arte de bem retratar.

Desloca-se por todo o concelho para realizar reportagens fotográficas de casamentos e batizados, necessariamente marcadas com bastante antecedência, tal era a procura dos seus serviços.

É convidado por diversas vezes para fotografar atos oficiais do concelho, bem como tirar fotografias para compor os cartazes das festas de Ponte de Lima, as conhecidas Feiras Novas.

Pela sua casa “Foto-Londres” passam diversas pessoas para aprender a arte da fotografia: Lacerda Tomé e Carlos Tomé (Ponte de Lima), Alcindo Alves (Brandara), José Dantas – Micamé – (Ponte de Lima), António do Vale (Arcozelo) sendo que este se estabelece posteriormente como fotógrafo profissional nesta vila.

A fama do “Sr. Londres”, como era conhecido, estendeu-se por todas as freguesias do concelho, cujas pessoas, aproveitando a feira quinzenal, feira de Ponte, vinham tirar o retrato para mandarem aos seus familiares que se encontravam emigrados em terras longínquas, ou para o Ultramar, possibilitando desta forma que muitas vezes os pais conhecessem os seus filhos através do retrato enviado.

Se, para qualquer um de nós, uma fotografia é um quadradinho para mais tarde recordar, para David Ribeiro de Melo, esta era uma arte: a forma como ao piscar de um clique ele imaginava a imagem final, a retocava e aperfeiçoava, atendendo à exposição da luz do estúdio, ao ambiente e aos personagens da fotografia.

Tal como na criação de qualquer obra de arte, um fotógrafo não precisa de assinar a sua obra. Ela está lá, a sua obra fala por si.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões