Sónia Isabel de Freitas Rodrigues é natural de Fontão, Ponte de Lima (1981) e reside em Viana do Castelo.
É licenciada em Educação Social pela Escola Superior de Educação do Porto e pós-graduada em Gerontologia Social.
Sempre cultivou o gosto pelas diversas formas de arte, fazendo várias formações para aprender e aperfeiçoar técnicas de escultura, desenho e pintura. Estes conhecimentos permitiram-lhe ser formadora em áreas artísticas.
Em 2010 criou Maria Kabaça – peças de artesanato em cabaças com motivos e inspiração dos trajes e bordados minhotos.
“Maria Kabaça é uma celebração da mulher minhota, também tecedeira, bordadeira e criadeira de roupas e filhos entre linhas e pontos (a bordar tecidos com flores e outros encantos decorativos, tão chegados aos que não podia comprar). Os bordados eram ainda um ofício e, com a paga recebida pelas manualidades tão aperfeiçoadas, apreçavam as raparigas enfeites de ouro e ampliavam ainda mais o deslumbramento. Dizem as bocas que a mulher minhota é vistosa e anda com chieira, num imaginário popular e também sensual da figura feminal. Assim, a cabaça, elemento de principalidade nestas peças artísticas, a lembrar tanto as curvaturas do corpo, são dedicadamente pintadas com inspiração na ousadia colorida e faustosa das raparigas do Minho”.
Participou com as suas obras nas seguintes exposições coletivas:
A nível individual, apresentou as suas obras na seguinte exposição:
Teve ainda múltiplas participações em feiras de artesanato por todo o Alto Minho.
Locais de exposição e venda permanente:
Entrevista de Sónia Rodrigues ao Semanário do Alto Minho Minho Digital
Apresentação do Projeto Maria Kabaça no programa Praça da Alegria, da RTP1, em 17 de Fevereiro de 2021
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões