Dia 1
Nasce, em 1764, em S. Martinho de Salreu, Estarreja, o Brigadeiro Damião Pereira da Silva de Sousa e Meneses – Militar; Combatente nas Campanhas do Rossilhão e Catalunha.
Faleceu em Bertiandos, Ponte de Lima, a 23 de Dezembro de 1835. (1)
Dia 2
Morre, em 1986, em Lisboa, João Nuno Braga Rodrigues de Morais – Atleta que conseguiu resultados de grande relevo no atletismo nacional.
Nasceu em Ponte de Lima, a 25 de Abril de 1923.
Dia 3
Morre, em 1858, em Braga, o Padre António Pereira –Teólogo.
Nasceu na vila de Ponte de Lima, a 25 de Janeiro de 1768.
Dia 4
Nasce, em 1854, na Quinta do Cruzeiro, em Ponte de Lima, Mariana Júlia de Menezes e Vasconcelos (Mariana Júlia da Silva Freitas Coelho de Menezes e Vasconcelos) – Poetisa.
Personalidade sensível, inteligente e culta, possuidora de uma linguagem poética, naturalmente epocal, sem abusar, no entanto, do lugar-comum, capaz de algumas originalidades metafóricas e de temas singulares.
Era casada, em segundas núpcias, com João Teixeira de Queiroz, irmão do ilustre limiano Dr. Francisco Teixeira de Queiroz.
Alguns dos seus poemas foram reunidos por seu marido num pequeno volume editado em Março de 1938, intitulado simplesmente “Versos”.
Faleceu a 28 de Fevereiro de 1938. (5)
Dia 5
Morre, em 1856, em Bertiandos, Ponte de Lima, Gonçalo Pereira da Silva de Sousa e Meneses – 1.º Visconde de Bertiandos.
Nasceu em Braga, a 10 de Janeiro de 1797.
Dia 7
Nasce, em 1851, na vila de Ponte de Lima, João Rodrigues de Morais (João Francisco Rodrigues de Morais) – Emigrado no Brasil; Grande Benemérito; Principal Fundador do Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima.
Regressado do Brasil, encetou em Ponte de Lima uma intensa acção em prol do seu desenvolvimento, mostrando-se sempre um limiano predisposto a ajudar os mais carenciados, dotando algumas instituições de verbas para o auxílio material e espiritual, com destaque para confrarias, asilo, Associação dos Bombeiros Voluntários, Santa Casa da Misericórdia e Igreja Matriz de Ponte de Lima.
Mandou construir a sua sumptuosa residência – Villa Moraes -, entre 1898 e 1907, bem ao estilo romântico, característico daquele período.
Foi distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima (Rua João Rodrigues de Morais).
Faleceu na vila de Ponte de Lima, a 6 de Agosto de 1936. (6)
Nasce, em 1878, na vila de Ponte de Lima, Júlio de Lemos (Júlio dos Reis Lemos) – Investigador regionalista; Historiógrafo com vasta obra publicada; Jornalista; Director da Limiana – Revista Literária Pontelimense; Fundador e Secretário do Instituto Histórico do Minho.
O gosto que nutria pela história da região transformou-o num incansável autor de numerosas publicações que integraram os periódicos “Aurora do Lima” e “Cardeal Saraiva”. Dotado de grande rigor científico, contribuiu para o enriquecimento da história local.
Foi distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima (Rua Júlio de Lemos).
Faleceu em Viana do Castelo, a 2 de Fevereiro de 1960. (6)
Morre, em 1905, na vila de Ponte de Lima, o Dr. António Inácio Pereira de Freitas – Médico.
Nasceu em S. Miguel de Vizela, Guimarães, a 1 de Fevereiro de 1842.
Dia 9
Morre, em Lisboa, o Dr. Carlos Lima – Advogado notável; Bastonário da Ordem dos Advogados.
Nasceu na freguesia da Ribeira, concelho de Ponte de Lima, a 29 de Abril de 1926. (2)
Dia 10
Morre, em 2001, no Porto, Rúben Brandão – Poeta; Professor.
Nasceu na freguesia de Brandara, concelho de Ponte de Lima, a 16 de Janeiro de 1947.
Dia 11
Morre, em 1888, em Ponte de Lima, Agostinho José Taveira – Benemérito e Fundador da Casa de Caridade de Nossa Senhora da Conceição de Ponte de Lima.
Nasceu na freguesia de Crasto, concelho de Ponte da Barca, a 22 de Junho de 1808.
Morre, em 1919, na cidade do Porto, o Dr. Adriano Xavier Cordeiro – Advogado; Professor.
Nasceu em Arcozelo, Ponte de Lima, a 9 de Janeiro de 1880.
Dia 16
Morre, em 1896, Sebastião Pereira da Cunha – Poeta da Ribeira Lima.
Nasceu em Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, em 9 de Fevereiro de 1850.
Dia 18
Nasce, em 1737, em Santa Marinha de Arcozelo, Ponte de Lima, o Doutor João António Bezerra de Lima – Lente da Universidade de Coimbra; Publicista.
Publicou vários opúsculos e distinguiu-se como professor e orador.
Faleceu em Coimbra, em 2 de Agosto de 1822. (1)
Morre, em 2009, em Ponte de Lima, o poeta Carlos de Lima Magalhães (Menã).
Nasceu na vila de Ponte de lima, a 8 de Abril de 1932.
Dia 21
Nasce, em 1925, na freguesia de Santa Cruz do Lima, concelho de Ponte de Lima, o Padre Casimiro Abreu da Costa Pereira – Professor do Ensino Secundário; Fundador do jornal quinzenário “O Povo do Lima”, já extinto.
Foi ordenado padre em 4 de Julho de 1948, tendo exercido o sacerdócio nas paróquias de Santa Cruz do Lima e de S. Tiago de Gemieira, de Ponte de Lima.
Fundou o jornal O Povo do Lima em Janeiro de 1975, tendo assegurado a sua publicação regular com grande empenho, sacrifício e força de vontade, até ao limite das suas possibilidades.
Faleceu no Hospital de S. João, no Porto, a 13 de Janeiro de 2012, encontrando-se sepultado no cemitério da freguesia de Santa Cruz do Lima.
Dia 22
Nasce, em 1826, na Póvoa de Lanhoso, o Dr. Joaquim Gerardo Álvares Vieira Lisboa – Médico; Político; Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima; Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima; Administrador do Concelho de Ponte de Lima; Deputado em diversas legislaturas.
Fixou residência em Ponte de Lima em 1863, depois de nomeado para o cargo de Médico Municipal desta vila.
Faleceu na sua Casa da Freiria, em Arcozelo, Ponte de Lima, a 14 de Janeiro de 1911. (1)
Dia 23
Nasce, em 1803, na vila de Ponte de Lima, Joaquim Silvestre de Sousa – Preso político de convicções liberais; Poeta e tradutor de poesia; Publicista.
Faleceu de desastre a 28 de Junho de 1822, em Vila Nova de Cerveira, onde vivia. (1)
Dia 25
Morre, em 1982, o Dr. Álvaro Rebelo Vieira de Araújo – Médico; Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima.
Nasceu freguesia de Freixo, concelho de Ponte de Lima, em 17 de Abril de 1927.
Dia 26
Nasce, em 1869, na freguesia da Labruja, em Ponte de Lima, o Doutor António de Pádua – Médico; Professor Catedrático da Universidade de Coimbra; Político; Governador Civil de Coimbra; Escritor.
Em Coimbra e em Ponte de Lima foi associado e benfeitor de diversas instituições de solidariedade social.
Faleceu precocemente, a 11 de Janeiro de 1914.
Dia 29
Morre, em 1873, na sua Casa de Nossa Senhora de Aurora, em Ponte de Lima, o Brigadeiro José de Sá Coutinho Sotomaior Barreto – Militar; Liberal convicto.
Nasceu em Viana, em 17 de Janeiro de 1782. (1)
Morre, em 2017, em Ponte de Lima, o poeta Gaspar Pacheco Maia.
Nasceu em Ponte de Lima, a 18 de Março de 1949.
Notas
(1) Fonte: FIGURAS LIMIANAS, Edição do Município de Ponte de Lima, 2008
(2) Fonte: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 32, de Abril de 2013
(3) Fonte: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 39, de Outubro de 2014
(4) Fonte: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 36, de Fevereiro de 2014
(5) Fonte: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 13, de Junho de 2009
(6) Fontes: FIGURAS LIMIANAS, Edição do Município de Ponte de Lima, 2008, e TOPÓNIMOS DA VILA - PONTE DE LIMA; Autor: António Barbosa; Edição do Município de Ponte de Lima, 2016
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões