Dia 3
Nasce, em 1790, na Casa da Torre de Pousada, em Calvelo, Ponte de Lima, Francisco de Alpoim da Silva e Meneses – Escritor; Tradutor; Emigrado político de profundas convicções absolutistas.
Deixou publicados um conjunto de opúsculos, livros e um periódico.
Terá falecido em Paris em data desconhecida, não antes de 1859. (1)
Morre, em 1994, em Viana do Castelo, Aníbal Marinho – Poeta, publicista e funcionário público exemplar.
Nasceu na vila de Ponte de Lima, a 14 de Janeiro de 1902.
Dia 4
Nasce, em 1648, provavelmente em Bertiandos, Ponte de Lima, D António Pereira da Silva – Bispo de Elvas e do Algarve; Político; Secretário de Estado de D. Pedro II.
Faleceu a 17 de Abril de 1715, tendo ficado sepultado na Sé Catedral de Faro. (1)
Dia 5
Nasce, em 1787, na Casa das Regadas, em Arcozelo, Ponte de Lima, o Coronel Inácio Perestrelo (Inácio Perestrelo Marinho Pereira) – Militar; Emigrado político; Executado pelas suas convicções liberais.
Foi condenado à morte por sentença de 29 de Fevereiro de 1829, executada, por enforcamento, em 6 de Março do mesmo ano, em Lisboa, no Cais do Sodré.
Foi distinguido por decreto imperial de Napoleão com as insígnias da Legião de Honra.
Foi também distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima (Rua Inácio Perestrelo). (3)
Nasce, em 1893, em Ponte de Lima, Abeilard Rodrigues de Morais – Valoroso combatente limiano na Batalha de La Lys.
Depois de uma breve experiência no Brasil, para onde emigrara aos 18 anos de idade, regressou a Portugal, por motivos de saúde, e ingressou no Exército, tendo integrado, com posto de Sargento Miliciano, o Corpo Expedicionário Português enviado para França na 1.ª Grande Guerra.
Participou na Batalha de La Lys com os seus três irmãos, Paulo, Dinis e Diamantino, na qual se distinguiu por valorosos actos de bravura em combate.
O regresso dos quatro irmãos a Ponte de Lima, depois do Armistício, foi festejado de forma entusiástica.
Foi um dos impulsionadores da recreação e representação da peça “Turquia” em Crasto, em 10 de Agosto de 1952, tendo ainda elaborado e encadernado o auto num manuscrito, exemplar único, que mais tarde serviu de fonte para publicação de artigos no semanário “Cardeal Saraiva” e da edição do livro “Auto dos Turcos” de Crasto de José Rosa de Araújo, em 1971.
Pelos actos de bravura em combate recebeu as seguintes condecorações: Medalha de Comportamento Exemplar; Medalha da Batalha de La Lys; Medalha da Vitória; e Medalha da Cruz de Guerra.
Faleceu em Viana do Castelo, a 30 de Dezembro de 1963. (4)
Dia 8
Nasce, em 1929, em Ponte de Lima, o Embaixador João de Sá Coutinho (João de Sá Coutinho Rebelo Sotto Maior), 4.º Conde d’Aurora – Um dos mais competentes diplomatas da sua geração.
Foi hábil negociador e defensor dos interesses portugueses, nomeadamente no Brasil, no Canadá, em Itália, no Reino Unido, na Guiné-Bissau, em Cabo Verde, em Angola, em Espanha, na Santa Sé e junto da Ordem Soberana e Militar de Malta.
Foi ainda Secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Chanceler das Ordens Honoríficas Nacionais - Ordem do Infante D. Henrique e Ordem da Liberdade.
Em reconhecimento do mérito e das virtudes evidenciadas ao longo da sua carreira de diplomata, foi agraciado em vida com condecorações conferidas por Portugal, Áustria, Dinamarca, Espanha, Grã-Bretanha, Luxemburgo, Brasil, Itália, Santa Sé, Bélgica e pela Ordem Militar e Soberana de Malta.
A título póstumo, foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal Social pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, em 2014.
Faleceu em Ponte de Lima, na sua Casa de Nossa Senhora d’Aurora, a 25 de Maio de 2012. (2)
Dia 12
Nasce, em 1727, em Ponte de Lima, D. Tomás Xavier de Lima (Tomás Xavier de Lima Brito Nogueira Vasconcelos Teles da Silva) – 1.º Marquês de Ponte de Lima e 14.º Visconde de Vila Nova de Cerveira.
Tendo sido uma das personagens mais preponderantes do reinado de D. Maria I, desempenhou numerosos lugares ligados à governação do Reino, como Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Reino, Presidente do Real Erário e nele Lugar-Tenente da Rainha, Presidente a Junta Provisional do Erário Real, Presidente do Conselho da Fazenda e da Junta do Comércio e Inspector-Geral das Obras Públicas.
Considerado muito culto em ciências teológicas, ocupou ainda os cargos de Presidente da Real Academia das Ciências de Lisboa, Inspector-Geral da Biblioteca Pública e Director e Inspector-Geral do Colégio dos Nobres.
Foi agraciado com a Grã-Cruz e a Comenda da Ordem de Cristo.
Foi distinguido com os títulos nobiliárquicos de Marquês de Ponte de Lima e de Visconde de Vila Nova de Cerveira.
Foi distinguido também pela Câmara Municipal de Lisboa com a atribuição do seu título nobiliárquico a três artérias da Capital – Rua do Marquês de Ponte de Lima, Escadinhas do Marquês de Ponte de Lima e Pátio do Marquês de Ponte de Lima.
Foi ainda distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do mesmo título a uma artéria de Ponte de Lima (Praça Marquês de Ponte de Lima).
Faleceu a 23 de Dezembro de 1800. (3)
Dia 13
Nasce, em 1815, em Ponte de Lima, o Doutor António Correia Caldeira (António José Marques Correia Caldeira) – Lente da Universidade de Coimbra; Político; Deputado em onze legislaturas; Organizador do espólio literário do Cardeal Saraiva e coordenador da sua edição, em dez volumes, pela Imprensa Nacional.
Era pai da poetisa Améli Janny, nascida fora do casamento, quando ainda estudava em Coimbra. Foi distinguido com a Comenda da Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e com a Grã-Cruz de Leopoldo da Bélgica, em reconhecimento pelos serviços prestados como Plenipotenciário junto da Corte de Bruxelas.
Faleceu em Lisboa, onde vivia, a 2 de Novembro de 1876. (1)
Dia 14
Nasce, em 1866, na freguesia da Cabração, Ponte de Lima, o Doutor Augusto Joaquim Alves dos Santos – Lente de Teologia da Universidade de Coimbra; Fundador e Director do Laboratório de Psicologia Experimental anexo à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Membro da Academia das Ciências de Lisboa; Deputado; Presidente da Câmara Municipal de Coimbra; Ministro do Trabalho.
Faleceu em Coimbra, a 17 de Janeiro de 1924, tendo ficado sepultado no Cemitério da Conchada, desta cidade. (1)
Dia 15
Morre, em 1857, na sua Casa Grande de Além da Ponte, em Ponte de Lima, o Marechal-de-Campo Rodrigo Luciano de Abreu de Lima – Militar de grande prestígio.
Nasceu no Porto, a 13 de Dezembro de 1783.
Dia 18
Nasce, em 1868, na Casa Grande da Seara, na freguesia do mesmo nome, em Ponte de Lima, o Coronel Gonçalo Pereira Pimenta de Castro – Oficial do Exército; Governador de Timor; Escritor.
Foi distinguido com a Medalha de Serviços Distintos, atribuída pelo então Ministro das Colónias, Marcelo Caetano, pelos relevantes serviços que prestara no Ultramar.
Faleceu em Lisboa, a 14 de Abril de 1952. (1)
Dia 21
Nasce, em 1863, no Rio de Janeiro, Brasil, o Dr. José Cândido Pinto da Cruz e Costa – Médico; Um dos pioneiros da Deontologia Médica em Portugal; Político Republicano; Publicista.
Fixou-se definitivamente em Ponte de Lima em 1894, onde desempenhou os cargos de médico municipal e delegado de saúde, revelando grande competência e altruísmo durante quarenta anos.
Foi distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima (Rua Cândido da Cruz).
Documenta ainda a sua memória, para além deste arruamento, a placa afixada na casa onde residiu, sita na Rua do Arrabalde de S. João de Fora, como forma de homenagem pública.
Faleceu no Porto, a 12 de Agosto de 1937. (3)
Dia 23
Nasce, em 1899, na vila de Ponte de Lima, Severino Costa – Jornalista consagrado.
Foi Director do semanário “Correio do Minho”; Colaborador de jornais e revistas nacionais e estrangeiras, em que se destaca o jornal “Comércio do Porto”; Um dos fundadores dos “Cadernos Vianenses”; Escritor; Político; Republicano entusiasta; Desportista; Presidente da Associação de Futebol de Viana do Castelo.
Foi distinguido com o 1.º Prémio Inter-Banco, pela sua obra “Operações de Bolsa”.
Foi ainda agraciado, em 2 de Abril de 1976, com a Medalha de Ouro da cidade de Viana do Castelo.
Em 4 de Abril de 1976, foi homenageado pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a colocação de uma lápide na casa onde nasceu, na rua do Pinheiro, actual rua General Norton de Matos.
Em 4 de Maio de 2009, foi novamente distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima (Rua Severino Costa).
Faleceu em Viana do Castelo, a 14 de Abril de 1990. (3)
Dia 25
Morre, em 1941, na vila de Ponte de Lima, o Padre João Inácio de Araújo Lima – Professor do Liceu Camões.
Nasceu na vila de Ponte de Lima, a 28 de Novembro de 1868.
Morre, em 2016, a poetisa Maria Brandão.
Nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, a 16 de Agosto de 1928.
Dia 29
Morre, em 1606, em Cabo Verde, o Padre Manuel de Barros, Escritor e Missionário Jesuíta naquela colónia portuguesa.
Nasceu em Ponte de Lima, em 1563 ou 1564. (1)
Dia 31
Morre, em 1907, em Angra do Heroísmo, Açores, o Major José Nuno Pereira Barbosa – Brilhante e culto Oficial do Exército; Publicista.
Atento à realidade nacional e internacional do seu tempo, dedicou aturado estudo aos grandes eventos acontecidos na Europa, investigando criteriosamente as suas causas, próximas e remotas, os modos e meios como decorreram e quem foram os seus agentes directos e indirectos.
Nasceu em Refóios do Lima, Ponte de Lima, em Agosto de 1828. (1)
Notas
(1) Fonte: FIGURAS LIMIANAS, Edição do Município de Ponte de Lima, 2008
(2) Fonte LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 29, de Outubro de 2012
(3) Fontes: FIGURAS LIMIANAS, Edição do Município de Ponte de Lima, 2008 e TOPÓNIMOS DA VILA - PONTE DE LIMA; Autor: António Barbosa; Edição do Município de Ponte de Lima, 2016
(4) Fonte: O ANUNCIADOR DAS FEIRAS NOVAS n.º 24, do ano de 2007
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões