Maio

Maio


 

Dia 2

 

Nasce, em 1891, na cidade de Viseu, o Dr. Francisco Malheiro (Francisco Malheiro Pereira Peixoto) – Jurista; Polemista; Investigador Regionalista com obras publicadas referenciais para Ponte de Lima.

Foi Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima por duas vezes.

Ocupou a sua mente brilhante e o seu saber enciclopédico na interpretação do passado de Ponte de Lima, com critérios de grande exigência e rigor.

Foi distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima (Rua Dr. Francisco Malheiro).

Faleceu na sua casa de sempre, na rua do Souto, na vila de Ponte de Lima, a 24 de Março de 1959. (1)

 

Nasce, em 1919, em S. Martinho da Gandra, Ponte de Lima, o Maestro Miguel de Oliveira (Miguel António Peixoto de Oliveira) – Musicólogo; Compositor com extensa obra gravada e publicada.

Foi Maestro de diversas Bandas de Música, com destaque para a Banda de Música de Monção.

Dirigiu, em Lisboa e Porto, teatro musicado e consagrados artistas portugueses e estrangeiros.

Algumas das suas composições, de reconhecido nível artístico, foram interpretadas em Espanha, Brasil, Canadá e Inglaterra, e por uma grande parte das bandas do nosso País.

Foi distinguido, em 1980, com a Medalha de Ouro da Câmara Municipal de Monção. A título póstumo, foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal Cultural, atribuída pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, em Reunião Ordinária de 24 de Janeiro de 2000.

Faleceu em Monção, a 4 de Agosto de 1983. (1)

 

Dia 3

 

Morre, em 1969, em Ponte de Lima, o Dr. José de Sá Coutinho – 3.º Conde de Aurora.

Nasceu em Ponte de Lima, em 29 de Abril de 1896.

Saber mais

 

Dia 4

 

Nasce, 1933, em Fornelos, Ponte de Lima, o Padre Manuel Gomes Dias – Pároco com uma intervenção corajosa, aberta e esclarecida nas paróquias por onde passou.

Foi Professor do Ensino Secundário, particular e oficial; Colaborador da imprensa regional; Membro da Comissão Organizadora das Feiras Novas, cujo principal contributo foi a organização dos Cortejos Históricos; Membro da Comissão Instaladora do Instituto Limiano – Museu dos Terceiros; Membro da Comissão Diocesana de Arte e Cultura; Responsável pelo Museu Diocesano de Arte Sacra, na fase da sua instalação, e seu Director Emérito, a partir de 2008; Presidente da Direcção do Clube Desportivo Os Limianos.

O seu gosto pela Arqueologia traduziu-se numa intensa actividade que o levou a calcorrear vezes sem conta o concelho de Ponte de Lima, e frutificou numa inventariação de ruinas e vestígios arqueológicos existentes na área do município, que se repercutiu na publicação de vários estudos da sua autoria ou de outros investigadores, incluindo professores universitários.

Foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal Grau Prata – Mérito Cultural, atribuída pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, em Reunião Ordinária de 29 de Dezembro de 1995, pela sua contínua acção em prol da defesa e salvaguarda do Património Arqueológico e Arquitectónico do Concelho de Ponte de Lima.

Faleceu em Viana do Castelo, a 2 de Abril de 2015. (2)

Saber mais

 

Dia 6

 

Morre, em 1890, em Viana, o Doutor António Bernardino de Meneses – Presbítero; Lente de Teologia da Universidade de Coimbra.

Nasceu em Cepões, Ponte de Lima, em 17 de Agosto de 1812.

 

Morre, em 1917, no Mosteiro de Refóios, em Ponte de Lima, Aleixo de Queiroz Ribeiro - Conde de Santa Eulália.

 Nasceu na Casa da Boavista, em Refóios, Ponte de Lima, a 18 de Abril de 1868.

 

Dia 7

 

Morre, em 1845, em Lisboa, o Cardeal Saraiva – Um dos filhos mais notáveis de Ponte de Lima e um dos grandes portugueses do seu tempo.

Nasceu na vila de Ponte de Lima, em 26 de Janeiro de 1766.

 

Dia 13

 

Nasce, em 1845, na Quinta das Fontes, freguesia do Salvador de Souto de Rebordões, Ponte de Lima, José Pedro de Lima Calheiros – Bibliotecário e Conservador da Biblioteca Pública Municipal do Porto; Crítico de elevada cultura; Autor de diversos Catálogos bibliográficos.

Faleceu em 31 de Março de 1920, na Quinta da Senra, freguesia do Salvador de Souto de Rebordões, Ponte de Lima. (1)

 

Dia 14

 

Nasce, em 1754, em Santa Maria de Sá, Ponte de Lima, António de Araújo e Azevedo – 1.º Conde da Barca.

Foi Diplomata; Político eminente no período das Invasões Francesas; Prestigiado vulto da Cultura nacional.

Para além do título de Conde da Barca, atribuído pelo Rei D. João VI, foi ainda distinguido com as Grã-Cruzes das Ordens de Cristo e da Torre e Espada e ainda as de Isabel a Católica, de Espana e da Legião de Honra, de França. Foi distinguido também pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu título a uma rua de Ponte de Lima (Rua Conde da Barca).

Faleceu no Brasil, a 15 de Junho de 1817. (1)

 

Morre, em 1899, em Braga, o Doutor Bento Leão da Cunha Carvalhais – Lente da Universidade de Coimbra.

Nasceu na freguesia da Correlhã, Ponte de Lima, em 18 de Junho de 1818.

 

Dia 15

 

Morre, em 2008, na Casa de Vilar de Lousada, Rui Feijó (Rui Maria Malheiro de Távora de Castro Feijó) – Figura de destaque a nível nacional, regional e municipal.

Nasceu em Viana do Castelo, a 23 de Março de 1921.

 

Dia 16

 

Nasce, em 1773, na Casa da Garrida, em S. João da Ribeira, Ponte de Lima, o Marechal-de-Campo Francisco de Melo da Gama (Francisco de Melo da Gama Araújo e Azevedo ou Francisco da Silva e Melo da Gama Araújo) – Militar.

Foi Comandante, com o posto de Brigadeiro, do Batalhão do Príncipe Regente, em Macau, e Governador de Diu.

Foi distinguido com as Ordens Militares da Torre e Espada e de Avis.

Faleceu na sua Casa da Garrida, em Ponte de Lima, a 17 de Janeiro de 1859. (1)

 

Dia 18

 

Morre, em 1938, em Lisboa, o Cónego António Miranda de Magalhães – Sacerdote Missionário; Escritor; Professor.

Nasceu na vila de Ponte de Lima, a 6 de Julho de 1882.

 

Dia 20

 

Morre, em 2011, em Lisboa, Luís de Sousa Dantas – Poeta; Professor; Historiador.

Nasceu em Ponte de Lima, em 3 de Agosto de 1946.

 

Dia 22

 

Nasce, em 1860, na vila de Ponte de Lima, Domingos Tarrozo (Domingos José da SilvaTarrozo Júnior) – Filósofo eminente.

Foi Membro da Sociedade de Geografia; Escrivão de Direito em Ponte de Lima e em Lisboa; Deputado; Secretário do Ministro da Fazenda; Presidente do antigo Instituto Histórico do Minho, em Viana do Castelo; Publicista.

Foi distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima (Rua Domingos Tarroso).

Faleceu em Viana do Castelo, a 24 de Agosto de 1933. (4)

 

Dia 23

 

Nasce, em 1793, em Ponte de Lima, o Brigadeiro Manuel Eleutério Malheiro – Militar liberal.

Foi um dos “Bravos do Mindelo”; Participou na defesa da invicta cidade do Porto; Combatente na Guerra de Montevideu; Governador de Angola.

Foi-lhe conferida a dignidade de Cavaleiro da Ordem da Torre e Espada; foi agraciado, por bravura em combate, como Oficial e depois como Comendador; e distinguido com a Cruz de Primeira Classe da Ordem Nacional e Militar de S. Fernando, de Espanha e a de Comendador da Ordem Militar de S. Bento de Aviz.

Faleceu na sua residência no edifício do antigo Convento de Vale de Pereiras, em Arcozelo, Ponte de Lima, a 8 de Julho de 1855. (1)

 

Dia 25

 

Morre, em 2012, em Ponte de Lima, o Embaixador João de Sá Coutinho - 4.º Conde d’Aurora.

Nasceu em Ponte de Lima, a 8 de Outubro de 1929.

 

Dia 26

 

Nasce, em 1870, em Ponte de Lima, Domingos José Cerqueira – Professor; Inspector Escolar do Ensino Primário.

Foi autor da obra pedagógico-didáctica Cartilha Escolar: ler, escrever e contar, editada em 1912, que rapidamente se vulgarizou, em particular no norte do país.

O jornal A Educação Nacional registou a sua inteligência e as qualidades do seu carácter.

Anos mais tarde, em 1924, o jornal A federação Escolar integra o seu nome entre “a plêiade de funcionários distintos que ainda sustêm a Inspecção Escolar entre nós”.

Pelo seu trabalho em prol da instrução, particularmente no exercício das funções de inspector escolar no Círculo de Aveiro, recebeu um louvor do Governo, em 1927.

Faleceu em Aveiro, nesse ano de 1927. (5)

 

Dia 28

 

Morre, em 1822, em Vila Viçosa, D. Vasco José da Boa-Morte Lobo – Lente da Universidade de Coimbra; Bispo de Moçambique.

Nasceu na freguesia da Facha, Ponte de Lima, a 31 de Maio de 1757.

 

Dia 29

 

Morre, em 1924, em Lisboa, o Conselheiro António Maria Vieira Lisboa – Presidente do Supremo tribunal de Justiça.

Nasceu em Arcozelo, Ponte de Lima, a 8 de Março de 1857.

 

Dia 30

 

Nasce, em 1925, em Vila Praia de Âncora, D. Carlos Pinheiro (Carlos Francisco Martins Pinheiro) – Bispo de Dume e Auxiliar de Braga; Nome de relevo nas dioceses de Braga e Viana do Castelo.

Radicado em Ponte de Lima, foi um Homem e Sacerdote de acção, sereno, simples, cordial, acolhedor, solidário, de sensibilidade apurada, firme no que acreditava, persistente no que pretendia e discreto no trabalho que realizava.

Destacou-se, entre outros, nos cargos de Pároco da vila de Ponte de Lima e das paróquias vizinhas de Arca e Feitosa; Arcipreste de Ponte de Lima; Director e Professor do Externato Cardeal Saraiva, em Ponte de Lima; Vice-Reitor do Seminário de Santiago, em Braga; Vigário Geral da Arquidiocese de Braga; Vigário Geral da Diocese de Viana do Castelo; Presidente da Comissão Diocesana de Arte e Cultura, de Viana do Castelo; e Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga, com o título de Bispo de Dume.

No plano cultural, destaca-se, entre muitas outras iniciativas, a fundação do Instituto Limiano e a criação do Museu dos Terceiros, instituições que têm desenvolvido uma acção extraordinária em proveito da conservação e da difusão do património religioso, arqueológico, ecológico, etnográfico e histórico do concelho de Ponte de Lima.

Como reconhecimento dos seus méritos e zelo pastoral, foi eleito pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Francisco Maria da Silva, em 27 de Novembro de 1964, Cónego Honorário do Cabido da Catedral Bracarense e, sete meses mais tarde, Cónego Efectivo do Cabido da Sacrossanta Basílica Primacial Bracarense.

Em 24 de Fevereiro de 1982, foi agraciado pelo Papa João Paulo II com o título de Monsenhor.

Foi ainda distinguido com a Medalha de Mérito Municipal Cultural atribuída pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, em Reunião Ordinária de 27 de Janeiro de 1997.

Faleceu em Ponte de Lima, a 4 de Junho de 2010. (3)

 

Dia 31

 

Nasce, em 1757, na freguesia da Facha, Ponte de Lima, D. Vasco José da Boa-Morte Lobo (Vasco José Lobo Brandão) – Lente da Universidade de Coimbra; Bispo de Moçambique; Bispo do Isento de Vila Viçosa.

Faleceu em Vila Viçosa, a 28 de Maio de 1822. (1)

 

 

Notas

(1) Fonte: FIGURAS LIMIANAS, Edição do Município de Ponte de Lima, 2008

(2) Fonte: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 30, de Dezembro de 2012

(3) Fonte: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 19, de Outubro de 2010

(4) Fontes: FIGURAS LIMIANAS, Edição do Município de Ponte de Lima, 2008, e TOPÓNIMOS DA VILA - PONTE DE LIMA; Autor: António Barbosa; Edição do Município de Ponte de Lima, 2016

(5) Fonte: O ANUNCIADOR DAS FEIRAS NOVAS n.º 29, do ano de 2012.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões