Dia 1
Nasce, em 1842, na Casa da Breia, em S. Paio de Jolda, Arcos de Valdevez, Augusto Carlos Cardoso Pinto Osório – Juiz Conselheiro; Presidente do Supremo Tribunal de Justiça; Escritor; Redactor do jornal limiano “O Echo do Lima”.
Distinguiu-se como devotado defensor da abolição da escravatura em Cabo Verde, quando ali exercia a magistratura judicial.
Foi agraciado com a Comenda da Ordem de Cristo em 1874 e, em 1919, com a Grã-Cruz da mesma Ordem, as quais recusou.
Foi ainda distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima (Rua Conselheiro Pinto Osório).
Faleceu no Porto, a 6 de Abril de 1920. (1)
Dia 2
Morre, em 1955, na vila de Ponte de Lima, o General José Norton de Matos (José Mendes Ribeiro Norton de Matos).
Nasceu na vila de Ponte de Lima, a 23 de Março de 1867.
Dia 4
Nasce, em 1727, em Arcozelo, Ponte de Lima, o Dr. Manuel Gomes de Lima Bezerra – Médico e cientista de referência; Académico; Escritor; Autor da obra “Os Estrangeiros no Lima” e, como tal, um dos percursores das monografias regionalistas em Portugal.
Foi um erudito a quem nenhuma área do saber referente ao homem e à sociedade era indiferente, um intelectual de saberes e aplicações científicas especializadas, com particular realce na cirurgia e medicina, que se entregou a uma intensa actividade de associativismo, intercâmbio, renovação e divulgação científica.
Destacou-se ainda como sócio e correspondente da Academia Real das Ciências de Lisboa e de diferentes sociedades científicas estrangeiras.
Por Portaria de 20 de Março de 1797 foi nomeado Médico de Número da Casa Real e, passados sete anos, foi agraciado com o simples Hábito de Cristo.
Foi igualmente distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima, na margem direita do rio Lima (Rua Manuel Lima Bezerra).
Faleceu na sua Casa da Quinta do Outeiro, em Fornelos, Ponte de Lima, em 6 de Março de 1806. (6)
Dia 5
Morre, em 1918, em Braga, o Dr. Manuel de Oliveira (Manuel José de Oliveira) – Médico.
Nasceu em Marrancos, concelho de Vila Verde, a 23 de Março de 1877.
Dia 6
Morre, em 1968, em Lisboa, o Embaixador Dr. Luís Norton – Filho do Dr. Arnaldo Mendes Norton de Matos e sobrinho do General José Norton de Matos.
Nasceu na Vila de Dona Maria Pia, em Santo Antão de Cabo Verde, a 24 de Janeiro de 1903.
Morre, em 2005, em Lisboa, o Escritor e Poeta Dr. João Marcos (João Marcos Gonçalves Ribeiro).
Nasceu em Santa Maria de Rebordões, Ponte de Lima, a 25 de Abril de 1913.
Dia 7
Morre, em 1811, o Dr. João de Abreu Maia – Um dos Principais Fundadores da Sociedade Económica de Ponte de Lima.
Nasceu a 11 de Janeiro de 1726.
Dia 9
Nasce, em 1827, na Casa do Paço de Faldejães, em Arcozelo, Ponte de Lima, Luís Correia Caldeira (Luís Arsénio Marques Correia Caldeira – Poeta; Militar; Deputado.
Na brevidade de uma existência de 32 anos distinguiu-se como poeta precoce, de índole ultra-romântica, dedicando-se de um modo especial à poesia de inspiração bíblica.
Foi distinguido como Cavaleiro das Ordens de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e de Isabel a Católica, de Espanha.
Faleceu em 8 de Agosto de 1859, em Torres Vedras. (1)
Nasce, em 1880, em Arcozelo, Ponte de Lima, o Dr. Adriano Xavier Cordeiro – Advogado; Professor e director da reputada Escola Nacional; Deputado; Autor de várias obras jurídicas.
Foi um dos fundadores, em 1914, do Integralismo Lusitano, movimento de ideias que apareceu para rebater a campanha de federação ibérica defendida por destacadas figuras políticas da época e que defendia um conjunto de princípios políticos e sociais destinados a restituir a Nação Portuguesa aos seus quadros tradicionais.
Faleceu prematuramente na cidade do Porto, em 11 de Setembro de 1919. (3)
Dia 10
Nasce, em 1797, em Braga, Gonçalo Pereira da Silva de Sousa e Meneses – 1.º Visconde de Bertiandos; 1.º Conde de Bertiandos; Político influente; Par do Reino; Membro do Conselho da Rainha D. Maria II; Governador Civil de Braga.
Teve papel destacado na Patuleia, como Comandante Geral dos Batalhões Nacionais do Distrito de Viana, tendo sido um membro influente do Partido Progressista.
Foi distinguido com a Comenda da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa. Foi agraciado com o título Visconde de Bertiandos e, alguns anos mais tarde, quando era Governador Civil de Braga, foi elevado a Conde do mesmo título.
Faleceu em Bertiandos, Ponte de Lima, a 5 de Setembro de 1856. (1)
Dia 11
Nasce, em 1726, o Dr. João de Abreu Maia – Um dos principais fundadores da Sociedade Económica de Ponte de Lima, considerada a primeira Academia Rural do País e, por isso mesmo, precursora da própria Academia Real das Ciências, como o refere o Padre Teodoro de Almeida.
Faleceu na sua Casa do Arrabalde de Além da Ponte, em Ponte de Lima, a 7 de Janeiro de 1811. (1)
Morre, em 1914, o Doutor António de Pádua – Médico; Professor Catedrático da Universidade de Coimbra.
Nasceu na freguesia da Labruja, em Ponte de Lima, a 26 de Setembro de 1869.
Dia 12
Morre, em 1934, na freguesia de Santa Comba, Ponte de Lima, o Padre José António Vieira Leitão – Abade Versejador.
Nasceu na freguesia da Ribeira, concelho de Ponte de Lima, a 14 de Março de 1864.
Dia 13
Morre, em 1679, D. Frei Cipriano de Mendonça – Frade Beneditino, Lente de Teologia da Universidade de Coimbra e Escritor.
Nasceu em 1598. (1)
Morre em 2012, no Porto, o Padre Casimiro Abreu da Costa Pereira – Fundador do jornal quinzenário O Povo do Lima.
Nasceu na freguesia de Santa Cruz do Lima, concelho de Ponte de Lima, a 21 de Setembro de 1925.
Dia 14
Nasce, em 1902, na vila de Ponte de Lima, Aníbal Marinho (Aníbal de Jesus Varela Marinho) – Poeta, publicista e funcionário público exemplar.
Foi funcionário da Escola Primária Superior Dr. António Feijó, em Ponte de Lima, desde 1919 até à sua extinção, em 1926.
Posteriormente, ingressou no quadro de pessoal da Direcção-Geral das Contribuições e Impostos, tendo prestado serviço na Repartição de Finanças de Braga, na Direcção de Finanças de Viana do Castelo e na Repartição de Finanças de Ponte de Lima, onde permaneceu até à sua aposentação, em 14 de Janeiro de 1972.
Distinguiu-se ainda como publicista e poeta, tendo colaborado no Elucidário Regionalista de Ponte de Lima, e, durante cerca de 50 anos, no semanário Cardeal Saraiva, onde, apoiando-se na grande cultura que possuía, combatia as injustiças sociais e o regime, apregoando ventos de mudança e a liberdade.
A sua obra surpreende pela diversidade dos assuntos abordados e pela simultânea qualidade literária da poesia e da prosa, quer ao nível da coesão e consistência do texto, quer da assinalável lucidez ou clarividência da mensagem.
Faleceu em Viana do Castelo, a 3 de Outubro de 1994. (7)
Morre, em 1911, na sua Casa da Freiria, em Arcozelo, Ponte de Lima, o Dr. Joaquim Gerardo Álvares Vieira Lisboa – Médico e Político.
Nasceu na Póvoa de Lanhoso, a 22 de Setembro de 1826.
Dia 16
Morre, em 1919, no Rio de Janeiro, Brasil, Francisco de Paula Rodrigues Alves –Presidente da República do Brasil por duas vezes.
Nasceu em São Paulo, Brasil, a 7 de Julho de 1848.
Nasce, em 1947, na freguesia de Brandara, concelho de Ponte de Lima, Rúben Brandão (Rúben Maria Moreira Brandão) – Poeta; Professor de História e de Filosofia do Ensino Secundário; Pedagogo.
De entre as dominantes temáticas dos seus textos em poesia e prosa destacam-se: a celebração da terra limiana; o sentimento amoroso e intimista; a experiência da guerra colonial; a poesia de humor e sarcasmo; a expressão dos valores de inspiração cristã; o lugar da educação e do ensino; e a preocupação com a natureza e a ecologia.
Em vida, publicou muitos dos seus textos na imprensa local, regional e nacional.
Em 1999, foi distinguido com o Prémio António Aleixo por ter obtido o primeiro lugar no Concurso Literário Comemorativo dos 25 anos do 25 de Abril, promovido no Porto.
Em 16 de Janeiro de 2018, dia em que completaria 71 anos de idade, foi apresentado em Ponte de Lima o seu primeiro livro de poesia, com o título “Rúben Brandão – Quadras e Outras Poesias” com selecção, prefácio e notas de Cláudio Lima e edição do Município de Ponte de Lima.
Faleceu no Porto, em 10 de Setembro de 2001, tendo ficado sepultado no Cemitério de Agramonte, nesta cidade. (4)
Morre, em 2016, em Ponte de Lima, o Dr. João Gomes de Abreu de Lima – Deputado; Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima.
Nasceu no Moxico, em Angola, em 4 de Julho de 1922.
Dia 17
Nasce, em 1782, em Viana, o Brigadeiro José de Sá Coutinho Sotomaior Barreto – Militar; Liberal convicto e insurgente contra o Marquês de Chaves; Pai do 1.º e do 2.º Conde de Aurora.
Foi Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, de 1850 a 1851.
Faleceu na sua Casa de Nossa Senhora de Aurora, em Ponte de Lima, em 29 de Setembro de 1873. (1)
Morre, em 1859, na sua Casa da Garrida, em S. João da Ribeira, Ponte de Lima, o Marechal-de-Campo Francisco de Melo da Gama.
Nasceu na Casa da Garrida, em Ponte de Lima, a 16 de Maio de 1773.
Morre, em 1924, em Coimbra, o Doutor Augusto Joaquim Alves dos Santos – Lente de Teologia da Universidade de Coimbra.
Nasceu na freguesia da Cabração, Ponte de Lima, a 14 de Outubro de 1866.
Morre, em 1985, Augusto de Castro e Sousa – Jornalista; Publicista.
Nasceu em Braga, a 30 de Abril de 1915.
Morre, em 2001, o Dr. Cassiano Baptista – Médico.
Nasceu em Lamego, a 28 de Janeiro de 1955o.
Dia 19
Nasce, em 1842, na vila de Ponte de Lima, o Dr. José de Castro Sousa e Silva – Advogado e Autor de peças de teatro publicadas e representadas.
Faleceu em Ponte de Lima, a 21 de Junho de 1908. (1)
Dia 20
Nasce, em 1870, na vila de Ponte de Lima, João Roberto Pereira Maciel – Padre que se distinguiu pela sua acção determinante na tentativa de organizar um movimento católico em Portugal.
Frequentou o Seminário de Braga, onde se ordenou em 1892, tendo tomado posse em 1914 da Paróquia de S. Victor, em Braga.
Teve intervenção regular e volumosa na imprensa nacional do norte do país, nomeadamente no semanário Voz da Verdade (Braga), no diário A Palavra (Porto) e no semanário O Grito do Povo (Porto)
Foi director dos jornais bracarenses A Verdade e União Nacional e do portuense A Ordem.
Da sua intervenção na imprensa destaca-se a que teve no jornal A Palavra, onde expôs as ideias que perfilhava, particularmente as associadas ao catolicismo social e às questões que preocupavam ou envolviam os operários.
Uma das suas acções mais marcantes foi a dinamização dos Centros Católicos de Operários, tendo-se destacado ainda pela intervenção destacada que teve nos principais congressos católicos realizados nos princípios do século XX, nomeadamente no Congresso Regional do Apostolado da Oração realizado em Ponte de Lima, em Julho de 1938. (8)
Dia 24
Nasce, em 1816, em Moreira de Geraz do Lima, Viana do Castelo, o General Sebastião Lopes de Calheiros e Meneses – Militar; Político; Governador de Caba Verde e de Angola; Governador Civil do Porto; Publicista.
Foi o mais novo dos doze filhos de Pedro Lopes de Calheiros e Meneses, senhor do Paço de Calheiros, em Ponte de Lima.
Foi o senhor da Casa do Cardido, em Brandara, Ponte de Lima.
Foi condecorado na Guerra Civil com a Torre e Espada e a Medalha das Campanhas da Liberdade n.º 2 e com as Medalhas de Ouro de Valor Militar, Bons Serviços e Comportamento Exemplar.
Foi distinguido com as Grã-Cruzes das Ordens da Torre e Espada, Avis, e Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, a de Carlos III de Espanha e a da Coroa de Itália.
Foi ainda Grande Oficial da Legião de Honra, de França, de S. Maurício e de S. Lázaro, de Itália, e da Rosa, do Brasil.
Faleceu em Viana do Castelo, a 20 de Novembro de 1899. (1)
Nasce, em 1903, na Vila de Dona Maria Pia, em Santo Antão de Cabo Verde, o Embaixador Dr. Luís Norton (Luís de Castro e Almeida Norton de Matos) – Diplomata; Historiador com muita obra publicada, relacionada sobretudo com o Brasil; Sócio da Academia Portuguesa de História; Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
Era filho do Dr. Arnaldo Mendes Norton de Matos e sobrinho do General José Norton de Matos.
Foi agraciado com as seguintes condecorações: Oficial da Ordem Militar de Cristo; Grande Oficial da Ordem de Isabel, a Católica, de Espanha; Comendador da Ordem do Cruzeiro do Sul, do Brasil; Comendador da Ordem da Coroa, da Roménia; Comendador da Ordem da Águia, da Alemanha; Oficial da Legião de Honra, de França.
Faleceu em Lisboa, em 6 de Janeiro de 1968. (1)
Nasce, em 1923, em Viana do Castelo, António Manuel Couto Viana – Poeta; Escritor; Encenador; Actor; Figurinista.
A sua carreira foi sempre dedicada à Cultura, muito especialmente ligada à poesia e ao teatro, tendo-se distinguido como dramaturgo, ensaísta, memorialista, gastrólogo e autor de livros para crianças.
Indelevelmente ligado a Ponte de Lima, foi agraciado pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, em Março 2009, com a Medalha de Mérito Municipal Cultural.
A última homenagem em vida foi-lhe prestada em Lisboa, em 17 de Abril de 2010, pela Casa do Concelho de Ponte de Lima, de que era Sócio Honorário, e pela LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo, que Couto Viana privilegiou com o seu talento e dedicação.
Faleceu em Lisboa, a 8 de Junho de 2010.
Dia 25
Nasce, em 1768, o Padre António Pereira – Clérigo da Congregação do Oratório de Braga, Teólogo, Professor; Escritor; Polemista.
Ficou sobretudo ligado a uma enorme e ardente polémica, que significou o doloroso cisma religioso da igreja bracarense, tendo como pano de fundo o clima de fractura política entre absolutistas e liberais.
Faleceu em 3 de Setembro de 1858. (1)
Dia 26
Nasce, em 1766, na vila de Ponte de Lima, o Cardeal Saraiva (Francisco Justiniano Saraiva - D. Frei Francisco de S. Luís) – Religioso Beneditino; Bispo Conde e Reitor da Universidade de Coimbra; Cardeal Patriarca de Lisboa; Político; Historiador; Filólogo; Vulto notável da Cultura nacional.
Eleito Deputado, foi ainda Presidente das Cortes várias vezes, Ministro do Reino, Membro do Conselho de Estado, Guarda-Mor da Torre do Tombo e Par do Reino.
Pela brilhante carreira académica, pelo desempenho dos mais altos cargos e funções na hierarquia da Igreja e do Estado, pela sua estatura intelectual e pela obra legada, é um dos filhos mais notáveis de Ponte de Lima e um dos grandes portugueses do seu tempo.
A parte essencial da sua produção intelectual está reunida em dez volumes editados postumamente pela Imprensa Nacional, entre 1872 e 1883, com o título genérico de “Obras Completas”, por iniciativa do seu sobrinho-primo, o Doutor António Correia Caldeira, Lente da Universidade de Coimbra.
Faleceu em Lisboa, a 7 de Maio de 1845. (1)
Nasce, em 1852, na Casa de Paço Vedro de Magalhães, em Ponte da Barca, João Gomes de Abreu de Lima (João Gomes de Abreu de Lima de Magalhães e Meneses) – Investigador regionalista, Poeta; Publicista.
Foi dispersando, desde muito cedo, a sua colaboração em jornais e revistas, com interessantes artigos sobre a história local, polémicas literárias, recensões críticas e até ensaios poéticos de justo merecimento.
Faleceu na sua Casa do Outeiro, em Arcozelo, Ponte de Lima, em 12 de Fevereiro de 1935. (1)
Morre, em 2016, o Dr. João Gomes de Abreu de Lima – Deputado e Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, de 1977 a 1985.
Nasceu em 4 de Julho de 1922.
Dia 27
Nasce, em 1879, em Arcozelo, Ponte de Lima, Alfredo Cândido – Reputado Caricaturista; Publicista; Polemista; Decorador; Ilustrador; Pintor.
Tendo emigrado para o Brasil, foi colaborador de quase todas as publicações do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Regressado a Portugal, em 1905, o seu lápis continuou a iluminar, com sagacidade, muitos aspectos do quotidiano político e social.
Faleceu em Lisboa, a 27 de Julho de 1960. (5)
Dia 29
Nasce, em 1955, em Lamego, o Dr. Cassiano Baptista (Cassiano José de Azevedo Baptista) – Médico que exerceu a sua profissão em Ponte de Lima.
Mostrou-se, desde sempre, um profissional com uma dimensão ética e humana ímpar.
Exerceu o cargo de Presidente da Assembleia Municipal de Ponte de Lima de forma idónea e harmoniosa, desde 1998 até à sua morte.
Foi distinguido com a Medalha de Mérito Municipal Social e Autárquico, a Título Póstumo, atribuída pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, em Reunião Ordinária de 22 de Janeiro de 2001.
Foi ainda distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, na mesma reunião, com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima (Rua Dr. Cassiano Baptista).
Faleceu a 17 de Janeiro de 2001, encontrando-se sepultado em Lamego. (6)
Morre, em 1960, o Dr. Filinto Elísio de Morais – Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima.
Nasceu em Ponte de Lima, em 6 de Março de 1892.
Dia 31
Morre, em 1992, no Porto, José Rosa de Araújo – Historiógrafo; Investigador Regionalista.
Nasceu em Viana do Castelo, a 30 de Novembro de 1906.
Notas
(1) Fonte: FIGURAS LIMIANAS, Edição do Município de Ponte de Lima, 2008
(2) Fonte: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 22, de Abril de 2011
(3) Fonte: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 36, de Fevereiro de 2014
(4) Fonte: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 25, de Dezembro de 2011
(5) Fonte: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 19, de Outubro de 2010
(6) Fontes: FIGURAS LIMIANAS, Edição do Município de Ponte de Lima, 2008, e TOPÓNIMOS DA VILA - PONTE DE LIMA; Autor: António Barbosa; Edição do Município de Ponte de Lima, 2016
(7) Fonte: ANÍBAL MARINHO – CINCO DÉCADAS LITERÁRIAS; Edição de José Aníbal Marinho Gomes, 2012.
(8) Fonte: O ANUNCIADOR DAS FEIRAS NOVAS n.º 18, do ano de 2001.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões