Ana Lúcia Pereira Carneiro é licenciada em Português e Francês, pela UTAD, possui Pós-graduação em Ciências Documentais (variante Bibliotecas e Centros de Documentação) pela Universidade Portucalense e Mestrado em Património e Turismo Cultural, pela Universidade do Minho, com a tese intitulada O potencial turístico do património mineiro de Ponte de Lima: um passado com futuro.
Iniciou a sua carreira profissional como professora do ensino básico e secundário e, também, foi formadora nas áreas de Linguagem e Comunicação, e Língua Estrangeira.
Prestou serviços como guia turística no Palácio da Casa de Mateus, em Vila Real e integrou a equipa de trabalho que procedeu ao tratamento e à digitalização do Arquivo Particular da Fundação da Casa de Mateus, dando apoio no tratamento técnico documental da Biblioteca da Casa de Mateus.
Em 2007 passou a exercer funções na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima e atualmente é a técnica superior responsável pela mesma Biblioteca, tendo como principais funções a organização, planeamento, gestão e coordenação de todos os serviços e iniciativas inerentes à Biblioteca Municipal, Bibliotecas Escolares e Biblioteca Itinerante.
É autora de diversos artigos publicados na área da biblioteconomia e no âmbito do património e turismo cultural, tendo participado com comunicações em congressos nacionais e internacionais.
Destaca-se os seguintes artigos apresentados em congressos:
Artigos Publicados:
1 - Teresa à Descoberta da Idade Média
Em co-autoria com Cristiana Freiras
Ilustração: Raquel Santos
Edição: Município de Ponte de Lima, Maio de 2009
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões