Luís Dantas nasceu em Ponte de Lima, no dia 15 de Dezembro de 2002. Frequentou o 2.º e o 3.º Ciclo do Ensino Básico na Escola EB 2, 3 António Feijó e frequenta actualmente a Escola Secundária de Ponte de Lima.
Tem mostrado preferência pela área das letras, tendo ficado em segundo lugar no concurso concelhio de leitura no ano lectivo de 2013/2014 e chegado à fase distrital do Concurso Nacional de Leitura nos dois anos seguintes.
A sua primeira publicação foi no ano de 2015, tendo escrito a breve história “Os Gatos da Rua de Além da Ponte”, que foi divulgada em duas sessões do jornal escolar “Despertar”.
Em Outubro de 2017 publicou o seu primeiro livro – Dilemas de um Agente do CAAM –, que reúne seis contos escritos entre 2015 e 2017: O Homem Gato, Alauda Japónica, Um Caso Mitológico, A Pequena Mina, O Brasão Enigmático e As Três Árvores de Durer, centrados na resolução de enigmas baseados em lendas, mitos e mortes misteriosas.
Na opinião da sua professora de português desde o 7.º até ao 9.º ano de escolaridade – Maria de Jesus Bezerra, autora do prefácio da obra –, Luís Dantas revela uma cultura geral, um vocabulário rico e diferenciado e uma escrita tão profissional que não são usuais em jovens da sua idade.
As ilustrações que acompanham os seis contos, que tornam esta obra ainda mais cativante e apetecível, são da autoria de Viviana Martins, colega de turma de Luís Dantas.
Dilemas de um Agente do CAAM
Cada um dos seis contos deste livro traz-nos um mistério diferente que envolve o leitor na acção e o convida a participar no desvendar dos enigmas que surgem. E tudo isto é arquitectado como uma habilidade incomum para um adolescente, que entrecruza sabiamente narração e descrição como se de um profissional se tratasse, mostrando que o Luís tem uma vocação narrativa a crepitar por baixo da pele. Através deste livro ficamos a conhecer um pouco de história, pintura, viajamos até vários locais do mundo – Grã-Bretanha, Escócia, Grécia, Japão, Egito, Itália – entramos em museus, percorremos templos, corremos por pirâmides, assistimos a vinganças, perseguições, desaparecimentos, mortes…
Maria de Jesus Bezerra
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões