João Carlos Brandão Gonçalves

 
Ver mais

João Carlos Brandão Gonçalves


 

João Carlos Brandão Gonçalves, professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nasceu em Ponte de Lima em maio de 1966, tendo frequentado a Escola Primária de Ponte de Lima, Escola António Feijó e Escola Secundária de Ponte de Lima. Terminou o 12.º ano em Viana do Castelo, na Escola Secundária de Monserrate, onde fez também o curso do Magistério Primário. Já na década de 90 do século XX, terminou o Curso de Estudos Superiores Especializados, na área das Novas Tecnologias e Imagem. Já no século XXI finalizou o mestrado em Ciências da Comunicação, defendendo uma tese sobre jornais escolares.

Tem uma forte relação com a sua comunidade, sendo sócio-fundador da Escola Desportiva Limiana, Liga dos Amigos do Hospital Conde Bertiandos e do Batotas - Clube de Desportos Radicais de Ponte de Lima. Desempenhou funções diretivas na Escola Desportiva Limiana, Associação Desportiva "Os Limianos", Batotas - Clube de Desportos Radicais de Ponte de Lima, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima e Clube Náutico de Ponte de Lima.

No campo editorial, é autor da obra "Os Limianos e a História do Futebol em Ponte de Lima", uma edição do Município limiano de 2013, colaborando ainda com diversas publicações locais, designadamente "O Anunciador das Feiras Novas", revista "Limiana" e jornal "Alto Minho". Coordenou ainda a publicação de três edições do "Anuário" do Clube Náutico de Ponte de Lima, nos anos 2013, 2014 e 2015. Coordenou ainda, em parceria com Adelino Tito de Morais, o "Anuário" da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, nos anos 2007 e 2009.

Em 2007 foi o organizador e co-autor de um dos textos, da obra "A Televisão e a Escola - EB1 de Paredes de Coura".

Actualmente, João Carlos Gonçalves exerce o cargo de Presidente da Direcção do prestigiado Clube Náitico de Ponte de Lima. 

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões