Modesto Miranda

Modesto Miranda


 

Modesto Miranda, realizador de vídeo, nasceu no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, a 20 de Setembro de 1954.

Veio para Portugal com cinco anos de idade, na companhia de seus pais, oriundos da Freguesia da Correlhã, Concelho de Ponte de Lima, onde passou a sua infância e parte da sua adolescência. Frequentou ao ensino primário nesta freguesia, e o ensino secundário no Externato Cardeal Saraiva e na Escola Técnica de Ponte de Lima.

Aos 17 anos regressou ao Brasil, a fim de cumprir o serviço militar, tendo completado o Curso Ginasial, correspondente ao antigo 5.º ano do Liceu, no Colégio Nossa Senhora da Penha, no Bairro da Penha - Rio de Janeiro.

No decorrer do 1.º ano científico, que frequentava no CEM – Centro de Ensino Moderno, em Teresópolis, foi convidado pelo Director e Professor deste colégio, José Maria Carneiro, (poeta natural da Freguesia da Correlhã), para colaborar na realização de um filme/documentário com o título “A Redescoberta do Brasil”, convite que aceitou, pois não podia ficar indiferente à descoberta paisagística do Nordeste brasileiro - Santa Cruz de Cabrália, Porto Seguro -, onde Pedro Álvares Cabral chegara, em 1500.

Essa experiência foi determinante na decisão de enveredar pela carreira dos audiovisuais, após o seu regresso a Portugal, na qual foi fazendo a necessária formação profissional.

Actualmente é realizador, produtor e editor de vídeos regionais, tentando preservar tudo o que é tradicional, com objectivos pedagógicos, tendo alguns dos seus trabalhos sido já utilizados para defesa de teses de doutoramento e para promoção da região do Alto-Minho.

 

Destacam-se, entre outros, os vídeos produzidos para as seguintes Associações:

  • Associação Amizade Portugal Luxemburgo Echternach – Luxemburgo;
  • Rancho Folclórico e Etnográfico de Santo Estêvão da Boalhosa - Ponte de Lima;
  • Grupo de Danças e Cantares de Ponte de Lima;
  • Associação Cultural Recreativa Danças e Cantares Vitorino dos Piães - Ponte de Lima;
  • Grupo Etnográfico Infantil do Centro Paroquial de S. Julião de Freixo - Ponte de Lima;
  • Rancho das Lavradeiras de S. Martinho da Gandra - Ponte de Lima;
  • Grupo Folclórico da União Desportiva e Cultural de Gemieira - Ponte de Lima;
  • Grupo de Danças e Cantares do Neiva Sandiães - Ponte de Lima;
  • Rancho Folclórico “Estrela do Norte de Gondoriz” – Arcos de Valdevez;
  • Rancho Típico das Lavradeiras de Aboim da Nóbrega – Vila Verde;
  • Rusga Típica da Correlhã - Ponte de Lima;
  • Rancho Típico e Folclórico de Vilela – Arcos de Valdevez;
  • Grupo de Cavaquinhos de Vila Chã – Ponte da Barca;
  • Grupo Etno-Folclórico de Refóios – Ponte de Lima.

 

Os seus vídeos encontram-se espalhados por todo o mundo, com base no lema "é preciso levar a montanha a Maomé".

 

Para além da realização de vídeos, Modesto Miranda faz também gravações de CD nos seus estúdios de som e imagem, localizados na Freguesia da Correlhã.

 

Dispõe de uma loja de vendas - ARTEVÍDEO de Modesto Miranda - na Via Foral D. Teresa, nº 2121, 4990-012 Feitosa - Ponte de Lima, com os seguintes contactos:

 

Os estúdios de som e imagem - ARTVIDEO – ESTÚDIOS – estão localizados na Rua da Bezerra, n.º 193, 4990 -287 Correlhã - Ponte de Lima, com os seguintes contactos:

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões