Nuno Tiago Lima

Nuno Tiago Lima


Professor de trompa e música de câmara e Maestro do Orfeão Limiano

 

 

Nuno Tiago Lima – Nuno Tiago Fernandes Pereira Lima –, natural de Ponte de Lima, iniciou os estudos musicais com sete anos. Estudou na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, na classe de trompa de Joaquim Vidal e Sónia Feijó. Em 1998 passou a estudar com Abel Pereira na Escola Profissional de Música de Espinho. Em 2001 ingressou na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo, na classe de Bohdan Sebestik.

Participou na Orquestra Sinfónica da ESMAE (Sinfonieta), com Omri Hadari, Jan Cober, Marc Tardue, Manuel Ivo Cruz, Daniel Schweizer e António Saiote.

Fez cursos com Philip Maguire, Abel Pereira, Stefan Dohr, Javier Bonet, Bernardo Silva, Bruno Schnaider e com o Quinteto de Metais “Luur Metalls”.

Participou no segundo estágio da Orquestra Juvenil “Bracara Augusta”, no Festival Internacional de Orquestras Jovens em Múrcia, sob a direcção de Cesário Costa, em estágios da Orquestra Aproarte, sob a direcção de Ernst Schelle e Olivier Diaz Soarez e no Festival de Verão “Young Euro Classic”, com a Orquestra Aproarte e o maestro Ernst Schelle, em 2001. Integrou estágios da Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, sob a direcção de António Saiote.

Em 2002, convidado pela Orquestra da Escola Profissional de Música de Espinho, participou no “Aberdeen International Youth Festival.

Com o programa Erasmus, estudou na Escola Superior de Música de Cataluña, com o professor David Thompson.

Terminou a Licenciatura em Trompa na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo, em 2006, na classe de Bohdan Sebestik.

Lecionou na Escola de Artes da Bairrada e no Conservatório de Música de Felgueiras.

Atualmente, integra a Direção Pedagógica da Academia de Música Fernandes Fão, onde exerce também as funções de professor de trompa e música de câmara. Frequenta o Mestrado em Ensino da Música na Universidade do Minho.

Nuno Tiago Lima é, desde 2013, o Maestro do Orfeão Limiano, que se dedica à música profana e religiosa e que integra mais de quarenta coralistas de várias idades, distribuídas por quatro vozes mistas, tendo orientado a sua reaparição no Concerto de Natal realizado na Igreja Matriz de Ponte de Lima, em 2014.

Desde esse ano, o Orfeão Limiano tem realizado, sob a sua direcção artística, concertos em Ponte de Lima, Viana do Castelo, Braga, S. Pedro de Merelim, Caldas de Vizela, Sociedade Musical Santa Cecília (Aveiro), Vila Nova de Santo André, Oiã, S. Caetano e em Igrejas Paroquiais de Ponte de Lima. Tem participado em Encontros de Coros em Ponte de Lima e em Braga e em Concertos de Natal, atuando em conjunto com a Banda de Música de Ponte de Lima. Tem solenizado ainda diversas cerimónias, nomeadamente a celebração eucarística de comemoração dos 50 anos de sacerdócio do pároco de Ponte de Lima, Monsenhor Dr. José Gomes de Sousa, e a celebração dos 40 anos da Diocese de Viana do Castelo.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões