António Martinez Coello

 

António Martinez Coello


 

António Martínez Coello, natural de Ourense (Galiza), iniciou os seus estudos universitários de História na Universidade de Valladolid, tendo concluído em Madrid (UNED) a licenciatura em História de Espanha, após o que iniciou a sua actividade como articulista e colaborador da imprensa, centrada na história local.

No biénio de 1986-1988, realizou os Estudos de Doutoramento em História Medieval na Universidade de Santiago de Compostela, versando a sua tese sobre El Cister Femenino en el Noroeste peninsular, siglos XII-XV.

Após o doutoramento, centrou a sua investigação nas áreas da Paleografia e da História Medieval, tendo publicado diversos trabalhos, nomeadamente sobre a História de Portugal, de que se destacam Alfonso II de Portugal. La afirmación del poder real (la plenitudo potestatis), Aquae Flaviae (n.º 7, pp. 80-97), Chaves, 1992, e Don Hugo, bispo de Oporto en la Historia Compostelana, (I Congresso sobre a Diocese do Porto), Vol. II, (2002) pp. 233-249.

É autor da obra A nascente do Rio Lima, editada pelo Município de Ponte de Lima, em 2009; Sócio do Instituto Limiano, desde 1982; Confrade da Confraria dos Gastrónomos do Minho; Patrono da Geminação de Xinzo de Limia e Ponte de Lima; e Mestre em Enologia pelo Conselho da Europa.

Obteve o primeiro prémio de poesia "Minerva" em Santiago de Compostela, com uma trilogia sobre F. Garcia Lorca, tendo sido também premiado no certame de poesia Cidade de Ourense.

Publicou ainda na Revista LIMIANA n.º 17, de Abril de 2010, o artigo Salve, ó Límicos, salve Limianos e participou no tributo prestado ao Padre Manuel Gomes Dias na Revista LIMIANA n.º 30, de Dezembro de 2012, com o artigo P.e Manuel Gomes Dias – Un gentleman de la amistad.

  

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões