Violoncelista
O tema “Melancolia”, da autoria de Lydia Musafir, gravado por Gabriela Magalhães (violoncelo) e Pablo Lapidusas (piano), foi o vencedor na categoria de Música Instrumental no Festival de Música Rádio MEC 2018.
Rádio MEC é uma emissora sediada na cidade do Rio de Janeiro, especializada em música clássica, jazz, choro, samba, bossa nova e músicas regionais no geral. Na sua sede há o maior estúdio da América Latina, o estúdio Sinfónico Maestro Alceo Bocchino.
A emissora organiza o Festival de Música Rádio MEC que visa revelar e divulgar gravações de obras musicais inéditas, abrindo espaço na programação da Rádio MEC (AM/FM) para cantores, compositores e instrumentistas, valorizando a produção de artistas do Estado do Rio de Janeiro.
“Melancolia” integra o álbum “Insights”, lançado em 2017 e da autoria de Lydia Musafir. A violoncelista Gabriela Magalhães, juntamente com o pianista Pablo Lapidusas, deu voz a algumas das melodias que constituem este CD.
O 1.º lugar da categoria de Música Instrumental foi dado ao tema “Melancolia” pela Comissão Julgadora composta por personalidades de notório saber, ou em atividade na área musical, e profissionais da EBC. Para a seleção das músicas foi observada a qualidade artística da obra (música, partitura e interpretação), bem como a sua originalidade.
A entrega dos prémios aos músicos/compositores decorreu no dia 25 de Setembro de 2018 no Teatro João Caetano no Rio de Janeiro.
Para ouvir o tema “Melancolia e as restantes músicas premiadas clique AQUI
Para saber mais sobre Gabriela Magalhães clique AQUI
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões