Tomás Xavier de Lima

 

Tomás Xavier de Lima


D. Tomás Xavier de Lima (Tomás Xavier de Lima Brito Nogueira Vasconcelos Teles da Silva) – 1.º Marquês de Ponte de Lima e 14.º Visconde de Vila Nova de Cerveira – nasceu em Ponte de Lima, em 12 de Outubro de 1727, e faleceu em 23 de Dezembro de 1800.

Tendo sido uma das personagens mais preponderantes do reinado de D. Maria I, desempenhou numerosos lugares ligados à governação do Reino, como Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Reino, Presidente do Real Erário e nele Lugar-Tenente da Rainha, Presidente a Junta Provisional do Erário Real, Presidente do Conselho da Fazenda e da Junta do Comércio e Inspector-Geral das Obras Públicas.

Considerado muito culto em ciências teológicas, ocupou ainda os cargos de Presidente da Real Academia das Ciências de Lisboa, Inspector-Geral da Biblioteca Pública e Director e Inspector-Geral do Colégio dos Nobres.

Foi agraciado com a Grã-Cruz e a Comenda da Ordem de Cristo.

Foi distinguido com os títulos nobiliárquicos de Marquês de Ponte de Lima e de Visconde de Vila Nova de Cerveira.

Foi distinguido também pela Câmara Municipal de Lisboa com a atribuição do seu título nobiliárquico a três artérias da Capital – Rua do Marquês de Ponte de Lima, Escadinhas do Marquês de Ponte de Lima e Pátio do Marquês de Ponte de Lima.

Foi ainda distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do mesmo título a uma artéria de Ponte de Lima (Praça Marquês de Ponte de Lima).

 

Fontes:
- Figuras Limianas, Edição do Município de Ponte de Lima, 2008
- Topónimos da Vila - Ponte de Lima; Autor: António Barbosa; Edição do Município de Ponte de Lima, 2016

 

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões