João Rodrigues de Morais (João Francisco Rodrigues de Morais) – Emigrado no Brasil; Grande Benemérito; Principal Fundador do Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima – nasceu na vila de Ponte de Lima, em 7 de Setembro de 1851, e faleceu em 6 de Agosto de 1936, igualmente na vila de Ponte de Lima.
Regressado do Brasil, encetou em Ponte de Lima uma intensa acção em prol do seu desenvolvimento, mostrando-se sempre um limiano predisposto a ajudar os mais carenciados, dotando algumas instituições de verbas para o auxílio material e espiritual, com destaque para confrarias, asilo, Associação dos Bombeiros Voluntários, Santa Casa da Misericórdia e Igreja Matriz de Ponte de Lima.
Mandou construir a sua sumptuosa residência – Villa Moraes - entre 1898 e 1907, bem ao estilo romântico, característico daquele período.
Foi distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima (Rua João Rodrigues de Morais).
Fontes:
- Figuras Limianas, Edição do Município de Ponte de Lima, 2008
- Topónimos da Vila - Ponte de Lima; Autor: António Barbosa; Edição do Município de Ponte de Lima, 2016
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões