O Coronel Inácio Perestrelo (Inácio Perestrelo Marinho Pereira) – Militar; Emigrado político; Executado pelas suas convicções liberais – nasceu na Casa das Regadas, em Arcozelo, Ponte de Lima, em 5 de Outubro de 1787.
Foi condenado à morte por sentença de 29 de Fevereiro de 1829, executada, por enforcamento, em 6 de Março do mesmo ano, em Lisboa, no Cais do Sodré.
Foi distinguido por decreto imperial de Napoleão com as insígnias da Legião de Honra.
Foi também distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima (Rua Inácio Perestrelo).
Fontes:
- Figuras Limianas, Edição do Município de Ponte de Lima, 2008
- Topónimos da Vila - Ponte de Lima; Autor: António Barbosa; Edição do Município de Ponte de Lima, 2016
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões