O Dr. Filinto Elísio de Morais - Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima e grande coleccionador de obras literárias e de obras de arte - nasceu em Arca, Ponte de Lima, em 6 de Março de 1892, e faleceu em 29 de Janeiro de 1960.
O seu interesse na recolha de obras com temática limiana levava-o a encomendar trabalhos a pessoas hábeis, como aconteceu com o calígrafo e desenhador Justininho (Justino Vaz Valente).
Foi ainda Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima.
Foi distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima (Rua Dr. Filinto de Morais).
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões