Gonçalo José Pereira da Silva de Sousa e Meneses (Gonçalo José Maria Francisco Xavier Pereira da Silva de Sousa e Meneses) - 3.º Conde de Bertiandos - nasceu no Porto, em 28 de Dezembro de 1851, e faleceu em Lisboa, em 17 de Junho de 1929.
Foi Oficial-Mor da Casa Real; Político; Grande Benemérito, nomeadamente da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima; Escritor; Sócio da Academia Real das Ciências; Fundador e Presidente da Real Associação Central de Agricultura Portuguesa.
Em 1898 publicou as suas célebres “Lendas”, um conjunto primoroso de narrativas ficcionadas, de tradição popular, que têm como palco a Ribeira Lima.
Foi distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu título a duas artérias de Ponte de Lima (Rua Conde de Bertiandos e Travessa Conde de Bertiandos).
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões