O Dr. Carlos Lima (António Carlos dos Santos Fernandes Lima) – Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; Advogado notável; Bastonário da Ordem dos Advogados; Deputado; Brilhante Jurisconsulto, de rara qualidade humana e profissional; Exemplo de coragem moral, cívica e política – nasceu na freguesia da Ribeira, concelho de Ponte de Lima, em 29 de Abril de 1926, e faleceu em Lisboa, em 9 de Setembro de 2014, encontrando-se sepultado no Cemitério de Ponte de Lima.
Entre muitos outros casos que o notabilizaram como insigne Advogado, destaca-se o “Caso do Bispo da Beira”, processo em que demonstrou a coragem com que exercia a profissão e enfrentava mesmo os mais poderosos, em defesa de princípios e de valores que considerava como superiores.
Foi distinguido, em 1949, com o Prémio Nacional Doutor Guilherme Moreira pela sua dissertação de licenciatura O Fenómeno de Acrescer em Sucessão Testamentária, que viria a ser publicada em livro, em 1956.
Em 19 de Maio de 2000, foi agraciado pela Ordem dos Advogados com a Medalha Comemorativa dos 50 Anos de Advocacia.
Fonte: Revista LIMIANA n.º 32, de Abril de 2013
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões