O General Sebastião Lopes de Calheiros e Meneses – Militar; Político; Governador de Caba Verde e de Angola; Governador Civil do Porto; Publicista – nasceu em 24 de Janeiro de 1816, em Moreira de Geraz do Lima, Viana do Castelo, e morreu em em 20 de Novembro de 1899, na cidade de Viana do Castelo. Foi o mais novo dos doze filhos de Pedro Lopes de Calheiros e Meneses, senhor do Paço de Calheiros, em Ponte de Lima. Foi o senhor da Casa do Cardido, em Brandara, Ponte de Lima.
Foi condecorado na Guerra Civil com a Torre e Espada e a Medalha das Campanhas da Liberdade n.º 2 e com as Medalhas de Ouro de Valor Militar, Bons Serviços e Comportamento Exemplar.
Foi distinguido com as Grã-Cruzes das Ordens da Torre e Espada, Avis, e Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, a de Carlos III de Espanha e a da Coroa de Itália.
Foi ainda Grande Oficial da Legião de Honra, de França, de S. Maurício e de S. Lázaro, de Itália, e da Rosa, do Brasil.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões