Francisco António Pereira Pinto de Araújo de Azevedo

 

Francisco António Pereira Pinto de Araújo de Azevedo


O Brigadeiro Francisco António Pereira Pinto de Araújo de Azevedo - Militar,  Fidalgo da Casa Real, do Conselho do Rei D. João VI, Governador e Capitão-General dos Açores,  Primeiro Presidente do Governo Liberal dos Açores - nasceu  em 21 de Dezembro de 1772, na freguesia de Santa Maria de Sá, Ponte de Lima, tendo morrido  na cidade de Angra, em 4 de Abril de 1821, vítima de revolta popular.

Está sepultado, desde 1869, num mausoléu erigido no Cemitério de Nossa Senhora do Livramento, em Angra do Heroísmo, Açores.

Foi distinguido com a Comenda da Ordem de Avis e, pelos serviços prestados na Guerra Peninsular, Cavaleiro da Ordem da Torre e Espada 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões