O Dr. João Marcos (João Marcos Gonçalves Ribeiro) – Escritor e Poeta, com vasta obra publicada; Professor do Ensino Secundário; um dos fundadores da Tertúlia Rio de Prata, de que fizeram parte, entre muitos outros, os Poetas Luís de Sousa Dantas e António Manuel Couto Viana – nasceu em 25 de Abril de 1913, em Santa Maria de Rebordões, Ponte de Lima, e faleceu em Lisboa, em 6 de Janeiro de 2005.
Por testamento lavrado no então Cartório Notarial de Ponte de Lima, em 7 de Agosto de 2003, legou à Casa do Concelho de Ponte de Lima, com sede em Lisboa, todos os seus escritos inéditos e a quantia de quinze mil euros, destinada a subvencionar a sua publicação, vontade que os seus filhos João Carlos de Andrade Ribeiro, Armanda de Andrade Ribeiro e Lucília de Andrade Ribeiro não respeitaram, apesar das diligências efectuadas pela Direcção desta Associação junto dos dois primeiros herdeiros.
Foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal Cultural atribuída pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, em Reunião Ordinária de 27 de Janeiro de 1997.
Foi ainda distinguido, pela mesma autarquia, com a atribuição do seu nome a uma rua da vila de Ponte de Lima.
Fonte: Revista LIMIANA n.º 22, de Abril de 2011
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões