António Manuel Couto Viana – Poeta; Escritor; Encenador; Actor; Figurinista – nasceu em Viana do Castelo, em 24 de Janeiro de 1923, e faleceu em Lisboa, em 8 de Junho de 2010.
A sua carreira foi sempre dedicada à Cultura, muito especialmente ligada à poesia e ao teatro, tendo-se distinguido como dramaturgo, ensaísta, memorialista, gastrólogo e autor de livros para crianças.
Tendo falecido em 8 de Junho de 2010, a última homenagem em vida foi-lhe prestada em Lisboa, em 17 de Abril desse ano, pela Casa do Concelho de Ponte de Lima, de que era Sócio Honorário, e pela LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo, que Couto Viana privilegiou com o seu talento e dedicação.
Indelevelmente ligado a Ponte de Lima, foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal Cultural atribuída pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, em Reunião Ordinária de 12 de Janeiro de 2009, pelos seus 60 anos de vidada literária, iniciada em 1948 com a obra O Avestruz Lírico.
Esta medalha foi entregue pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Daniel Campelo, a Couto Viana na Sessão Solene das Comemorações do Dia de Ponte de Lima, que teve lugar no Teatro Diogo Bernardes, no dia 4 de Março de 2009.
Para saber mais sobre Couto Viana clique AQUI
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões