Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima

 

Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima


Apresentação pública do Portal
Auditório Municipal de Ponte de Lima
6 de Maio de 2017

 

 

Vou procurar ser muito breve porque, em relação ao Portal, está quase tudo dito. Mas, enquanto Presidente da Câmara, naturalmente que é para mim e para o Executivo Municipal um gosto enorme estar aqui na apresentação deste Portal Cultural e congratularmo-nos com este verdadeiro acto de cidadania que é, acima de tudo, um projecto de inclusão.

Como aqui já foi dito, e muito bem, este Portal é aquilo que todos nós quisermos que seja. E, naturalmente, todos nós, que nos apaixonamos por esta terra, queremos que seja um Portal que, do ponto de vista da sua arquitectura e da sua funcionalidade, seja acessível a todo o mundo.

Obviamente que os seus conteúdos dependem muito do seu coordenador, mas dependem fundamentalmente das muitas instituições que existem no Concelho, começando exactamente pelo Município de Ponte de Lima. Mas dependem também de todos os limianos, sejam eles limianos ilustres ou sejam eles limianos anónimos. E esta é realmente uma ferramenta muito importante do ponto de vista da promoção cultural, que é seguramente o factor diferenciador da promoção do Concelho de Ponte de Lima.

Ponte de Lima afirma-se hoje no contexto nacional e internacional nas várias áreas do desenvolvimento, mas há um que efectivamente faz a diferença, que é aquilo que é a nossa história, aquilo que é a nossa cultura e aquilo que são as nossas tradições. Isso é muito importante para o desenvolvimento de qualquer território.

Foi dito aqui pelo Professor José Cândido Martins, e muito bem, que o desenvolvimento de um território, seja ele um concelho, uma região ou um país, se mede, e muito, pelo seu desenvolvimento cultural. Naturalmente que a área social, a área económica é extraordinariamente importante. Mas não há desenvolvimento equilibrado, sustentado de qualquer território onde não haja uma base ligada à Cultura. E, felizmente, Ponte de Lima, com o trabalho de todos, tem-se afirmado também nesse contexto.

O que provavelmente acontecerá ao Dr. José Pereira Fernandes, e ainda bem, é a dificuldade que ele vai ter para poder seleccionar os vários temas que felizmente existem no Concelho de Ponte de Lima. E aí, naturalmente, ele também vai pedir a colaboração de todos.

Isto, no fundo, insere-se muito naquilo que eu tenho dito, e não me escuso a repetir, de que a construção e o desenvolvimento do presente e do futuro do nosso concelho ou do nosso país se tem que fazer à custa do esforço, do empenho, da determinação e do trabalho de todos os cidadãos, sem excepção. E, portanto, este é um verdadeiro exemplo de que não é apenas na actividade política ou enquanto representantes de várias instituições que nós podemos dar o nosso contributo àquilo que é o nosso desenvolvimento.

O Dr. José Pereira Fernandes dá aqui um verdadeiro exemplo de limianismo, de cidadania, com este trabalho que é, naturalmente, muito importante para a promoção do Concelho de Ponte de Lima. E como eu, felizmente, já conheço o Dr. José Pereira Fernandes há alguns anos, tenho a certeza de que este irá ser um trabalho de enorme qualidade. Porque, é preciso também dizer-se, Ponte de Lima é hoje uma marca de qualidade. E, portanto, o que está associado a Ponte de Lima tem que, inevitavelmente, ter qualidade. E este trabalho, conhecendo eu o seu coordenador, vai ter qualidade e vai ter aqui um conjunto de critérios de selecção muito apertados para, exactamente, ir de encontro àquilo que é a promoção do Concelho de Ponte de Lima.

Por isso, eu queria terminar agradecendo-lhe profundamente este seu esforço, porque é um esforço, no fundo, de alguém que faz isto apenas por paixão. Na vida, como na política, as coisas devem ser feitas por paixão, porque se assim não for elas normalmente não decorrem como aquilo que todos nós desejamos.

Felizmente que há em Ponte de Lima muitos cidadãos com uma enorme disponibilidade para dar o seu contributo à melhoria da qualidade de vida dos nossos concidadãos nas várias áreas do desenvolvimento. Temos em Ponte de Lima muitos cidadãos também com enorme espírito de solidariedade, e que são, seguramente, o nosso melhor património. E este é, realmente, um trabalho muito importante para todos nós.

Agradeço, então, em nome do Executivo Municipal, esta sua determinação em ter avançado com este projecto, que me foi apresentado há alguns meses atrás. E percebi desde logo que a questão da qualidade era um factor determinante para poder avançar ou não com ele, pois houve sempre uma preocupação enorme da parte do Dr. José Pereira Fernandes na contratação dos recursos técnicos que naturalmente estivessem adaptados àquilo que é este Portal. Esperamos, acima de tudo, que o Portal possa ser realmente um verdadeiro embaixador do Concelho de Ponte de Lima.

Termino, agradecendo também a vossa presença. Acho que o melhor reconhecimento que hoje poderíamos deixar aqui e, acima de tudo, o melhor estímulo que hoje poderíamos deixar ao coordenador deste projecto é a presença de todos nós.

Agradeço também ao Professor José Cândido Martins, que é realmente também uma grande figura limiana da nossa Cultura, o facto de estar hoje aqui presente, e ao Dr. Ricardo Vermelho, Gerente da MEGASITES, empresa que construiu este Portal, que, seguramente, se vai constituir como mais um amigo e mais um embaixador do Concelho de Ponte de Lima. Quando assim é, estamos todos de parabéns e, acima de tudo, Ponte de Lima fica a ganhar. É esse também o nosso trabalho dia a dia e é isso que vamos seguramente todos, sem excepção, continuar a fazer.

Muito obrigado.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões