Dia 12 de Setembro de 2020, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, às 17h00
No próximo dia 12 de setembro será apresentado o livro “Zé Cachadinha – Um Cantador do Povo”, da autoria de Augusto Canário. A cerimónia terá lugar no Teatro Diogo Bernardes, às 17h00, ficando a apresentação do livro a cargo de Álvaro Campelo.
Esta iniciativa do Município de Ponte de Lima, agendada simbolicamente para o sábado que seria de Feiras Novas, pretende constituir-se como um merecido tributo a essa figura já quase mítica dos Cantares ao Desafio.
Escrito à moda da literatura de cordel, este notável documento traça o perfil biográfico do nosso conterrâneo Zé Cachadinha (José da Silva Sousa), personalidade ímpar e embaixador do nosso património cultural imaterial, que lamentavelmente desapareceu do mundo dos vivos a 10 de junho de 2019.
Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
4 de setembro de 2020
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões