“O Imaginário na Arte dos Jardins” – Tema do 19.º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima (2024)

 

“O Imaginário na Arte dos Jardins” – Tema do 19.º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima (2024)


 

A Vila Jardim prepara-se para uma nova edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, que irá decorrer entre os meses de maio e outubro de 2024. Sob o tema, “O Imaginário na Arte dos Jardins”, o júri já selecionou as 11 novas propostas do certame.

O evento distinguido e premiado internacionalmente, aposta na revitalização dos espaços urbanos, na preservação do ambiente e promove as boas práticas do uso dos jardins.

O Festival Internacional de Jardins é um projeto sustentável que dá importância à criatividade e expressão de ideias inovadoras e afirma-se de ano para ano como uma referência nacional e internacional na arte dos jardins e na ligação profunda com a preservação do património e com a defesa do ambiente.

Os novos jardins juntam-se ao projeto mais votado da edição do ano anterior – “Viva la Vida” da arquiteta paisagista Victoria Magnano.

As propostas selecionadas pelo júri para a 19.ª edição do Festival Internacional de Jardins foram as seguintes:

- Constellation of Imagination, Polónia

- O Mar de Areia, França

- Jardim Intenção Paradoxal, Brasil

- O Portal dos Sentidos, Portugal/França

- Plein Air Garden, Hungria

- Nórdicos em Portugal, Dinamarca

- Jardín del Leteo, Espanha

- Inner Eye, Alemanha/Suíça

- The Imaginary Asian Childhood Dream, Austria/China

- Image(s) In’Air, Portugal

- Jardim da Moura, Inglaterra

À semelhança das edições anteriores o júri já escolheu o tema para o ano de 2025, e assim o Festival Internacional de Jardins de 2025 abordará a temática "Jardim da Paz – Jardim para a Paz".

 

Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
18 de dezembro de 2023

 

Para ver o jardim mais votado e os restantes jardins da edição de 2023, clique AQUI

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões