Cartaz das Feiras Novas 2022

 

Cartaz das Feiras Novas 2022


 

Ponte de Lima apresentou publicamente o cartaz das Feiras Novas de 2022, que regressam este ano em pleno, sendo uma referência nacional que atraem centenas de milhares de visitantes.

Da autoria do artista plástico Mário Rocha, a imagem deste ano das tradicionais Feiras Novas homenageia uma figura limiana ímpar no contexto cultural e de relevo singular das Feiras Novas, o cantador ao desafio Zé Cachadinha.

Durante a apresentação pública do cartaz, que aconteceu na cerimónia de abertura da Feira do Cavalo, o Presidente da Associação Concelhia das Feiras Novas, Eng.º Gonçalo Rodrigues, aludiu aos vários elementos que surgem no cartaz, que “nos transportam de imediato para as Feiras Novas, como sejam a multidão, o movimento, o fogo-de-artifício, a iluminação e outros elementos decorativos, o folclore, os arcos da ponte e as tendas dos feirantes”.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Vasco Ferraz, considerou que este “importante ritual de apresentação do cartaz das Feiras Novas contribui para um abrir de apetite em relação à nossa importante Romaria e funciona como uma espécie de tiro de partida, a partir do qual começa a contagem decrescente para este grande arraial minhoto servido nas ruas, nos largos e no areal de Ponte de Lima. É sempre animados por um espírito de grande curiosidade que assistimos ao retirar do véu e à revelação do cartaz das Feiras Novas, que vai passar, a partir de agora, a ser a imagem identificadora por excelência das Festas de Setembro.”

De 7 a 12 de setembro, em Ponte de Lima, Feiras Novas 2022 - a Romaria de Noite e de Dia.

 

Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
13 de julho de 2022

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões