Fernando Pimenta e Hélio Lucas – o notável atleta limiano e o seu treinador – são os convidados de honra do Cortejo Etnográfico das Feiras Novas deste ano, com início agendado para as 15h30 de sábado, dia 7.
O Cortejo Etnográfico das Feiras Novas, que saiu pela primeira vez no dia 16 de setembro de 1964, foi um momento histórico para a romaria.
Os convidados de honra, que têm feito história ao longo dos anos, vão assistir da tribuna, na Avenida António Feijó, ao Cortejo que este ano comemora 60 anos e que continua a ser um dos momentos mais altos das festas, enquanto museu vivo das atividades, costumes e tradições das freguesias limianas.
Fernando Pimenta, consagrado atleta limiano, detentor de dezenas de títulos europeus, mundiais e olímpicos, é o atleta português de canoagem mais galardoado. Recentemente, participou no campeonato de canoagem de distâncias não olímpicas, no Uzbequistão, no qual conquistou três medalhas: prata em K1 500 e K1 5000 e bronze em K4 misto. Ainda este mês, vai participar no campeonato do mundo de maratonas, a realizar de 19 a 22, na Croácia.
Hélio Lucas treina Fernando Pimenta há mais de 20 anos e grande parte da sua vida foi dedicada à modalidade de canoagem, ao Clube Náutico de Ponte de Lima do qual foi membro fundador.
A Romaria de Noite e de Dia abre solenemente na quarta-feira, dia 4 de setembro às 21h15, com o Encontro Concelhio de Concertinas, seguindo-se a arruada de concertinas e a abertura oficial da iluminação às 22h30.
Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
3 de setembro de 2024
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões