Está a decorrer em Ponte de Lima, desde o dia 29 de junho, a Mostra de Arte Contemporânea Art'In Lima, consagrada ao tema A Arte da Música. A abertura teve lugar na Capela das Pereiras, espaço este ano inteiramente dedicado à artista convidada, Carmen Touza, renomada pintora galega que traz até Ponte de Lima mais de uma vintena de obras.
O Museu dos Terceiros, o Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde e a Torre da Cadeia Velha são outros dos edifícios históricos de Ponte de Lima que acolhem a exposição.
Até 29 de setembro estarão patentes ao público 140 obras em representação de cerca de 87 artistas, nacionais e internacionais, que exibem os seus trabalhos em domínios tão múltiplos como a pintura, o desenho, a fotografia, o vídeo, a escultura e a instalação de arte.
Com esta importante exposição coletiva, o Município de Ponte de Lima permanece focado em fazer de Ponte de Lima um importante ponto de encontro para a arte contemporânea, transformando o seu centro histórico num espaço de convívio de artistas e obras que são o testemunho das mais variadas tendências artísticas da atualidade.
Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões