Feira do Livro de Ponte de Lima - 2024

 

Feira do Livro de Ponte de Lima - 2024


 

A 28.ª Edição da Feira do Livro de Ponte de Lima vai decorrer de 18 a 21 de julho de 2024 na Expolima, configurando-se um evento-âncora que conjuga a promoção do livro e da leitura com uma programação diferenciadora e transformadora do território, dirigida a todos os públicos.

A iniciativa apresenta um desenho de programação eclética, num espaço que reúne todas as condições para o desenvolvimento de dinâmicas culturais, artísticas e criativas que dialogam e partilham conhecimento e lazer em torno da celebração do livro e da leitura.

Durante quatro dias, a Expolima será o epicentro da multiculturalidade, conferindo centralidade ao livro, à palavra, à música, à dança, à animação, à descontração e ao convívio, preenchida por dezenas de expositores, editoras, alfarrabistas e projetos editoriais, com propostas que integram encontros com escritores, a partir das suas obras, e com figuras que se destacam no âmbito de temáticas que vão da literatura à atualidade nacional. A oferta passa, ainda, por programação infantojuvenil e concertos em pequeno formato, entre outras ações que têm por base a criação literária.

Este evento será dinamizado pelo Município Ponte de Lima, através da Biblioteca Municipal, em parceria com a livraria local “A União”, que representará as principais editoras nacionais. Contará também com a colaboração da Associação de Escritores, Jornalistas e Produtores Culturais de Ponte de Lima, da ESA-IPVC | Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, da Universidade Aberta e do Centro de Estudos Regionais de Viana do Castelo.

Estará aberto ao público na quinta e sexta feiras das 10h00 às 0h00 horas, no sábado das 10h00 à 01h00 e no domingo das 10h00 às 20h00.

 

Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões