Galeria da Torre da Cadeia Velha, de 4 a 24 de março de 2024
No âmbito das comemorações do Dia de Ponte de Lima - 4 de Março, inaugura-se na Galeria da Torre da Cadeia Velha a exposição Caminhos: “Vilas e Cidades do Caminho Português: Ponte de Lima”, promovida pela Asociación de Amigos e Amigas do Camiño Portugués a Santiago em parceria com o Município de Ponte de Lima.
A inauguração está agendada para o dia 4 de março, às 11h00.
O Caminho Português de Santiago atravessa o concelho de Ponte de Lima, rico em Património Cultural e Natural, e pintado de uma beleza inigualável como descreve o poeta António Feijó:
“É que nas terras que tenho visto,
Por toda a parte por onde andei,
Nunca achei nada mais imprevisto,
Terra mais linda nunca encontrei.”
A exposição é composta por fotografias de Xulio Gil e pinturas de J. Maria Barreiro, Rafael Úbeda, Alex Vazquez, Puri del Palacio, Xaime Falcon, Eduardo Dios, Amelia Palacios, Antón Sobral e da artista limiana Ana Rego.
A mostra estará patente na Galeria da Torre da Cadeia Velha até 24 de março, podendo ser visitada todos os dias, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
29 de fevereiro de 2024
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões