A 15.ª edição da Feira do Cavalo de Ponte de Lima, que decorre de 6 a 9 de Julho de 2023 na Expolima, recebe este ano o Campeonato do Mundo de Equitação de Trabalho.
Evento de referência a nível nacional e internacional, a Feira do Cavalo foi distinguida, ao longo dos seus 15 anos, como “Melhor Destino de Horseball” e “Evento do Ano”, entre outros títulos.
O Campeonato do Mundo de Equitação de Trabalho conta com a participação de 10 países, nomeadamente: Portugal, Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos da América, França, Holanda, Itália, República Checa e Suécia.
A Equitação de Trabalho é uma modalidade equestre baseada na equitação tradicional de cada país, mantendo e conservando as suas diferentes tradições, nomeadamente no uso do traje e arreios, e em que o cavaleiro utiliza apenas uma mão na condução da sua montada. Foi concebida para destacar o tipo de monte utilizado nas diferentes vertentes do trabalho de campo.
Constituído por 4 diferentes etapas, o Campeonato do Mundo de Equitação de Trabalho começa por uma prova de ensino, maneabilidade, velocidade e, por fim, a prova da vaca, disputada exclusivamente por equipas. Esta é uma representação do maneio de gado, a cavalo, no campo, ainda hoje feito dessa forma em vários países, e aqui transposto para a competição.
Acompanhe ao pormenor a Feira do Cavalo de Ponte de Lima em: www.feiradocavalo.pt
Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
30 de junho de 2023
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões