De 18 de novembro de 2022 a 15 de janeiro de 2023
O Museu do Brinquedo Português, do Município de Ponte de Lima, vai acolher de 18 de novembro de 2022 a 15 de janeiro de 2023, na Sala de Exposições Temporárias, a exposição “Renascer: um ato de florir”, produzida pelos alunos do Atelier Entrópico.
Esta é a terceira exposição promovida por este atelier, edição a realizar no museu, que vai contemplar um conjunto de trabalhos inéditos e criativos, fruto do imaginário infantil e juvenil, revelando-nos que a arte também contribui para estimular brincadeiras e jogos fundamentais para um desenvolvimento e bem-estar integral. Assim, as manifestações artísticas apresentadas comprovam que de forma autêntica, espontânea e divertida se desenvolvem trabalhos que não se conseguem expressar, normalmente, através da linguagem oral e escrita. Tanto a arte, como o desenho são expressões do imaginário que combinam harmoniosamente a criatividade e a imaginação com a expressão de sentimentos, emoções e brincadeiras explorados no ato de pintar.
A exposição reflete, por um lado, o trabalho desenvolvido com as crianças até aos 10 anos, que naturalmente imprimem poesia em cada pensamento e em cada obra produzida, e por outro o trabalho impulsionado com os jovens e adultos que transmitem uma sensibilidade apurada e o gosto pela arte que combina formas de expressão livre e brincadeiras de jogos de cores e de luz.
Fica o convite para virem conhecer esta exposição que nos vai permitir renascer e reaprender novas formas de lidar com as pessoas e com as coisas.
Horário de funcionamento:
3.ª Feira a Domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00
Sobre o Atelier Entrópico:
O Atelier Entrópico é um espaço sedeado em Ponte de Lima desde fevereiro de 2019, que combina arte, expressão e criatividade e que tem como função principal promover a livre expressão plástica de todo o ser humano.
Com sessões orientadas semanalmente, o Atelier recebe crianças, jovens e adultos, onde dinamiza atividades de cariz artístico, criando hábitos de fruição e criação. Desta forma, permite-se que os participantes sejam protagonistas das suas obras e ações, assegurando um espaço seguro na construção de narrativas pessoais, através da interação com materiais e técnicas diversas.
Para além da atividade semanal, o Atelier promove e recebe workshops de cariz expressivo e artístico, proporcionando a abertura a novos participantes, de diversas faixas etárias e com conhecimentos artísticos e culturais variados, onde se pretende facultar a oportunidade de encontro, partilha e desenvolvimento de projetos individuais e comuns, fomentando a consequente realização de exposições.
Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
15 de novembro de 2022
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões