O Município de Ponte de Lima promove a apresentação das obras poéticas “o rito do pão” e “o que é feito de nós” de David F. Rodrigues, no dia 19 de novembro, às 15h00, na Biblioteca Municipal.
Os livros serão apresentados publicamente pelo Doutor José António Gomes, escritor, crítico, investigador e ensaísta, conhecido pelo nome literário de João Pedro Mésseder.
As obras refletem o percurso intimista do autor dedicado à expressão poética, com versos de serenidade clássica e de intensa força dramática que, conforme refere José Jorge Letria, “é contida, apurada, de respiração lenta mas segura, a poesia de David Rodrigues (…)”.
Uma sessão a não perder, que apresentará vozes singulares da literatura nacional e uma poesia autêntica.
A ação é aberta ao público em geral, de entrada livre.
Sobre o autor:
David F. Rodrigues exerceu funções docentes na Escola Superior de Educação do IPVC, entre 1990 e 2010, ano em que se aposentou, com a categoria de professor-adjunto, obtida, por concurso público, em dezembro de 1995. Lecionou disciplinas nos domínios da Literatura, da Língua Portuguesa e da Linguística do Português. Exerceu cargos académicos de natureza científica, pedagógica e técnica. Foi assessor de imprensa da Presidência do IPVC e coordenou o Conselho de Redação da revista IPVC-Academia.
Natural de Mato, no concelho de Ponte de Lima, David F. Rodrigues tem publicados, nos domínios da criação literária, livros de poesia e prosa.
É licenciado (1974) em Filosofia e Humanidades pela Universidade Católica Portuguesa, mestre (1995) e doutor (2003), em Linguística, especialidade Teoria do Texto, pela Universidade Nova de Lisboa.
Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
10 de novembro de 2022
Para saber mais sobre o Autor e a sua obra literária, clique AQUI.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões