“Vaca das Cordas” de regresso ao Centro Histórico de Ponte de Lima

 

“Vaca das Cordas” de regresso ao Centro Histórico de Ponte de Lima


 

A tradicional corrida da “Vaca das Cordas” de Ponte de Lima realiza-se esta quarta-feira, 15 de junho, a partir das 18 horas.

Depois de dois anos de paragem face à pandemia de Covid-19, esta tradição secular regressa na véspera do feriado religioso do Corpo de Deus, ao final da tarde, numa ação coordenada pela Associação Defensores da Tradicional Vaca das Cordas, Ponte de Lima, com o apoio do Município de Ponte de Lima.

A tradicional corrida da “Vaca das Cordas” começa na rua do Arrabalde, seguindo em direção ao Largo da Matriz, cumprindo a tradição de dar três voltas à igreja. A “corrida” prossegue pelas ruas do Centro Histórico, até ao areal, onde milhares de pessoas tentam “fintar” o animal ou simplesmente assistir a este espetáculo popular. É um dia de festa, que mostra a alma e a tradição do povo.

Ponte de Lima acolhe milhares de forasteiros que desfrutam a noite a deliciar-se com a saborosa gastronomia e a assistir a este momento cheio de simbolismo e tradição.

A tradição cumpre-se, ainda, durante a noite com a confeção dos tapetes de flores nas ruas do Centro Histórico de Ponte de Lima. Na quinta-feira, 16 de junho, a partir das 16h30 horas, realiza-se pelas ruas do Centro Histórico a Procissão do Corpo de Deus.

 

Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
13 de junho de 2022

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões